Siga o OTD

Santiago 2023

Muinhos é o melhor brasileiro no pentatlo moderno masculino

Ele fechou na 12º colocação geral. Danilo Fagundes foi o 16º e Gabryel Sasaqui terminou em 18º. Além das medalhas, competição valia vaga nos Jogos de Paris

William Muinhos Pentatlo Moderno aposentadoria Mundial de Pentatlo Moderno Santiago 2023 pan
(Instragram/williammuinhos/arquivo)

Santiago – William Muinhos foi o melhor brasileiro na prova individual do pentatlo moderno dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Ele fechou na 12º colocação geral. Danilo Fagundes foi o 16º e Gabryel Sasaqui terminou em 18º. Além das medalhas, a prova dava cinco vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo uma para o campeão de duas para sul-americanos, desde que de países diferentes. No feminino, horas antes, Isabela Abreu carimbou o passaporte dela.

Gabryel Sasaqui entrou na final com a melhor colocação entre os brasileiros, o segundo melhor sul-americano. No último dia do pentatlo moderno, os atletas fazem as cinco modalidades. Começam pela equitação, depois o bônus round da esgrima e os 200m livre da natação. Após essas três provas, somam os pontos que marcaram no ranking round da esgrima, disputado no primeiro dia. Essa somatória serve de referência para a combinação corrida e tiro esportivo, chamada laser run.

O laser run é o que decide. Os atletas dão cinco voltas em um circuito e param a cada uma delas para atirar em um alvo. Enquanto não acertarem cinco tiros, não saem dali. Quem chegar primeiro, vence. A ordem de largada tem como referência o resultado das três outras modalidades. O atleta com mais pontos larga primeiro e os seguintes saem de acordo com a diferença de pontos que estão atrás. Por exemplo, o atleta que somou dez pontos a menos que o líder, sai dez segundos depois dele.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Muinhos sobrevive

William Muinhos foi o primeiro dos brasileiro a se apresentar no dia. Precisava passar sem penalidades no hipismo, pois não havia feito um bom primeiro dia na esgrima. E o conjunto saltou sem faltas e dentro do tempo, rendendo 300 pontos para ele. Danilo Fagundes e Gabryel Sasaqui, por outro lado, não completaram a prova, zeraram e ficaram praticamente eliminados das disputas. Ao final da equitação, era Muinhos o melhor do país, sétimo na classificação geral e o terceiro na fila dos sul-americanos.

Na esgrima bônus round, Muinhos não pontuou e, nos 200m livre da natação, foi o nono. Assim, entrou para o laser run com 45 segundos de defasagem de tempo para o equatoriano Andrés Torres, até então o dono da segunda vaga sul-americana em Paris, e a 46s do argentino Franco Serrano, o primeiro da lista continental. Entre eles, outro argentino, Sergio Villamaior, 12 segundos à frente do brasileiro, e o chileno Esteban Bustos, cinco segundos. Já em relação ao primeiro colocado, o mexicano Duilio Carrillo, Muinhos tinha déficit de 67 segundos. Gabryel Sasaqui e Danilo Fagundes, bem atrás por conta da não pontuação no hipismo, largariam no laser run com o último bloco, com 90 segundos de atraso em relação ao líder.

Pódio do pan

Ao final das cinco voltas, o ouro foi para o mexicano Emiliano Hernandez, a prata para Duilio Carrillo e o bronze para Andrés Torres. Torres também ficou com uma das vagas olímpicas sul-americanas. A outra foi para Franco Serrano, o quinto na classificação geral do pentatlo moderno do Pan.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023