Siga o OTD

Santiago 2023

Vaga olímpica para Isabela Abreu no pentatlo moderno

Após frustração em 2019, brasileira dá a volta por cima e carimba o passaporte para os Jogos de Paris, ano que vem, após uma disputa direta emocionante com a compatriota Stephany Saraiva

Isabela Abreu vaga olímpica santiago 2023 pentatlo moderno
(Wander Roberto/COB)

Santiago – Missão cumprida! O Brasil confirmou a vaga olímpica no pentatlo moderno feminino com Isabela Abreu. Ela ficou com uma das duas reservadas para as sul-americana na final dos Jogos pan-Americanos de Santiago 2023 disputada nesta segunda-feira (23), na Escuela Militar del Libertador Bernardo O’Higgins. Na classificação, fechou em nono lugar. A campeã foi a mexicana Mayan Oliver, seguida de Kelly Fitzsimmons, do Canadá, e Sophia Hernandez, da Guatemala.

Isa Abreu apaga uma frustração por não ter conseguido a vaga em Tóquio 2020. Era uma das favoritas para chegar lá, mas não deu. “Meus técnicos estão aqui. Em 2019 estava sem eles e hoje estava todo mundo aqui, meus pais, e isso faz muita diferença. Dá um ânimo diferente, disse ainda na pista, em meio à muita festa. “Ainda não caiu a ficha. Tô vendo todo mundo chorando e ainda não chorei. Ainda vou processar isso”.

Isabela Abreu vaga olímpica santiago 2023 pentatlo moderno esgrima
(Wander Roberto/COB)

Brasil x Brasil

A vaga para uma brasileira ficou muito próxima já no começo da final. Eram sete sul-americanas e quatro delas zeraram na primeira prova do dia, o hipismo saltos. Consequentemente, elas ficaram muito para trás na classificação geral. Sobraram apenas Isabela Abreu, a também brasileira Stephany Saraiva e a equatoriana Sol Naranjo com chances reais de conquistar a vaga olímpica. Naranjo já tinha a dela na mão, restava saber qual das brasileiras ficaria com a outra, já que é apenas um por país.

A terceira brasileira na disputa, Marcela Melo, não conseguiu participar da final. Ela sofreu uma lesão grave no ombro em maio deste ano e teve de travar uma batalha homérica para vir a Santiago 2023. Competiu nos dois primeiros dias, mas não o terceiro e último.

Isabela Abreu vaga olímpica santiago 2023 pentatlo moderno natação pan
(Wander Roberto/COB)

Equitação

Isa e Stephany Saraiva, então, fizeram no Pan uma disputa caseira pela vaga olímpica. Na final do pentatlo moderno, os atletas fazem as cinco modalidades. Começam pela equitação, depois o bônus round da esgrima e os 200m livre da natação. Após essas três provas, somam os pontos que marcaram no ranking round da esgrima, disputado no primeiro dia. Essa somatória serve de referência para a combinação corrida e tiro esportivo, chamada laser run.

O laser run é o que decide. Os atletas dão cinco voltas em um circuito e param a cada uma delas para atirar em um alvo. Enquanto não acertarem cinco tiros, não saem dali. A ordem de largada tem como referência o resultado das três outras modalidades. O atleta com mais pontos larga primeiro e os seguintes saem de acordo com a diferença de pontos que estão atrás. Por exemplo, o atleta que somou dez pontos a menos que o líder, sai dez segundos depois dele. Vence quem somar mais pontos ao final das cinco modalidades.

Isabela Abreu vaga olímpica santiago 2023 pentatlo moderno hipismo saltos pan
(Wander Roberto/COB)

Equitação, Esgrima e natação

Na equitação, Isabela Abreu e Stephany Saraiva ficaram em quarto e quinto, pela ordem, somando cada uma delas 293 pontos. O hipismo saltos é a modalidade mais imprevisível das cinco do pentatlo moderno, pois as montarias são distribuídas por sorteio e, portanto, os atletas nunca sabem muito bem que tipo de cavalo irão utilizar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na esgrima bônus round da final do Pan, Isabela Abreu conquistou seis vitórias e somou oito pontos. Stephany fez sete e recebeu dez pontos. A essa altura, na classificação geral, computando a esgrima do primeiro dia, Isa era a segunda colocada com 537 pontos, atrás apenas de Sophia Hernandez com 553. Stephany estava em oitavo com 525. A natação veio logo a seguir, com Isa fazendo o terceiro melhor tempo e Stephany, o oitavo. Assim, a ordem de saída para o laser run foi com Isabela em terceiro, 26 segundos atrás de Sophia Hernandez, e Stephany em oitavo, 45 segundos atrás da guatemalteca.

Isabela Abreu santiago 2023 laser run corrida pan
(Wander Roberto/COB)

Laser Run do Pan

A briga pela vaga olímpica foi emocionante, Isabela Abreu largou 19 segundos à frente de Stephany Saraiva. Ela levava vantagem na corrida, mas Stephany perdia menos tempo no tiro. Então, Isa chegava primeiro no estande, mas saia depois. Buscava na corrida, mas Stephany recuperava no tiro. Assim foi até o final, uma disputa metro a metro, tiro a tiro, por Paris. Na última passagem pelo tiro, porém, Isa conseguiu sair na frente da compatriota e, ali, praticamente garantiu a vaga.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023