Siga o OTD

Santiago 2023

Augusto Akio abocanha a medalha de prata no skate park

Brasileiro repete feito de Raicca Ventura no feminino e modalidade fecha com os dois representantes no pódio. No street, foram mais três medalhas, num total de cinco

Augusto Akio skate park medalha de prata Jogos Pan-americanos Santiago 2023
(Nicolas Klein/Santiago 2023 vía Photosport)

Santiago – O brasileiro Augusto Akio conquistou a medalha de prata no skate park masculino dos Jogos Pan-Americanos. Ele cravou 84,12 na volta que valeu o segundo lugar do pódio na disputa deste domingo (22), na Explanada de Deportes Urbanos, dentro do complexo do Estádio Nacional. Desta forma, o skate park brasileiro sai medalhado com os dois atletas que vieram competir em Santiago 2023. Horas antes, Raicca Ventura também havia sido prata no feminino. No street, mais três pódios.

Augusto Akio skate park medalha de prata Jogos Pan-americanos Santiago 2023 Raica Venturea
Raicca e Augusto (Julio Detefon/CBSK)

Augusto Akio, conhecido como Japinha, chegou como um dos grandes favoritos da competição. É o segundo do ranking mundial, o melhor dentre os oito competidores do dia. Logo após, o porto-riquenho Steven Pineiro ocupa o posto número oito do mundo, e o estadunidense Taylor Nye, o 18º. Akio foi, ainda, vice-campeão mundial de 2022 e quinto colocado em 2023. Ao final do dia, Nye levou o ouro e Pinero ficou com o bronze.

+ Akio vibra com prata e em rever adversário que lhe ‘tomou’ o ouro

Volta a volta

Na primeira volta, Steven Pinheiro fez a parte dele, além de Taylor Nye, e ambos ocuparam as duas primeiras colocações. O estadunidense marcou 86,68 e o porto-riquenho, 82,40, bem à frente dos rivais. Augusto Akio, por outro lado, não foi bem e caiu logo nas primeiras manobras. Somou apenas 22,59 e amargou a oitava e última colocação até então.

O brasileiro saltou para a segunda posição após a segunda volta. Ele acertou a linha e cravou 84,12, pontuação que valeria a medalha de prata no final da disputa. Taylor Nye fez outra boa volta, marcou 74,23, mas não conseguiu aumentar a pontuação. Steven Pinheiro caiu. Vale destacar que cada atleta faz três voltas e vale sempre a maior pontuação. O brasileiro foi sempre o último dos oito a se apresentar em cada uma das voltas.

Augusto Akio skate park medalha de prata Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Akio somou 84,12 na segunda volta (Nicolas Klein/Santiago 2023 vía Photosport)

Última chance

Na última quem caiu foi Taylor Nye. Steven Pinheiro, por outro lado, fez a melhor passagem dele e subiu a pontuação para 83,24. Porém, insuficiente para superar o brasileiro. Augusto Akio, então, foi para o tudo ou nada, e levantou mais uma vez a arena com belas e ousadas manobras. Na última delas, porém, se desequilibrou. Não dá para saber se, caso tivesse completado, superaria os 84,12 de Nye, mas o fato é que ele recebeu 79,00 e levou a prata no skate park de Santiago 2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023