Siga o OTD

Santiago 2023

Paulo Melo repete Lima e volta ao pódio dos Jogos Pan-Americanos

Brasileiro da categoria até 58 quilos venceu uma, perdeu a semifinal e se recuperou para voltar ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. Já Netinho caiu logo na primeira luta da até 68 quilos

Paulo Melo taekwondo santiago 2023 medalha de bronze jogos pan-americanos
(Satiro Sodré/SSPress/CBTKD/arquivo)

Santiago – Pela segunda vez consecutiva o brasileiro Paulo Melo conquistou a medalha de bronze no taekwondo dos Jogos Pan-Americanos. Após subir no pódio em Lima 2019, repetiu a dose neste sábado (21) em Santiago 2023, na categoria até 58 quilos. Por outro lado, quem não conseguiu repetir no Chile a dose de quatro anos atrás foi um Edival Pontes, o Netinho. Ele chegou como uma das grandes esperanças de ouro, mas perdeu logo na primeira luta da categoria até 68 quilos e foi eliminado.

No caminho do bronze, Paulo Melo começou arrasador e fez 2 a 0 na primeira luta, contra o dominicano Cristofer Reyes. Aplicou sonoros 7 a 1 e 14 a 1 nas parciais. A seguir, pelas semifinais, enfrentou o argentino Lucas Guzman e saiu perdendo por 9 a 2 na primeira parcial. Na segunda, precisando vencer, o brasileiro começou atrás por 4 a 2, mas virou para 5 a 4 após uma revisão de vídeo.

+ Dobradinha com show de Rayssa Leal e Pamela Rosa no skate

Virada no ‘VAR’

Melo, então, cresceu e chegou a ampliar para 11 a 5. Os dez segundos finais foram eletrizantes. Perdendo por 11 a 7, Guzman foi para cima e virou para 12 a 11. No último segundo, o brasileiro encaixou um golpe e fez 13 a 12 com o cronômetro zerado. Porém, o técnico rival pediu revisão de vídeo e, após uma tensa demora, foi confirmado um último golpe de Guzman, que venceu por 14 a 13.

Na disputa pela medalha de bronze, Paulo Melo pegou o equatoriano Adrian Ramon, que avançara da repescagem, e venceu por

Surpresa amarga

Na categoria até 68 quilos do taekwondo no Pan, Netinho sofreu um duro revés. Caiu por 2 a 1 para o colombiano David Rocha. O brasileiro venceu o primeiro round por 6 a 2, mas tomou a virada com 8 a 3 no segundo e 2 a 1 no último. Como o colombiano perdeu na luta seguinte, Netinho não foi para a repescagem, por onde poderia pelo menos chegar ao bronze.

Mais do que o fim do sonho do bicampeonato em Santiago 2023, ele não consegue somar no ranking olímpico a pontuação que almejava, pois planejava ter os 40 pontos que o campeão recebe na capital chilena. O revés também dificulta a meta do taekwondo brasileiro de superar os dois ouros da histórica campanha realizada no Peru há quatro anos. Projetou-se três em 2023 sendo um deles de Netinho.

Hora de avaliar

Ainda sem muito tempo para avaliar com precisão o que aconteceu, o brasileiro disse que talvez tenha sentido um pouco a pressão a mais que carregou por chegar como campeão do torneio. “Quando eu vim para o primeiro (Lima), era ‘só’ mais um pan-americano e isso me ajudou bastante. Nesse me atrapalhou um pouco ficar observando o tamanho que é o evento. Não sei muito bem. Antes da luta, tava sentindo que não era eu. Tinha a expectativa de ganhar mesmo assim, tenho potencial para isso. Mas não estava me sentindo tão bem como nas duas últimas competições”.

+ Quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Bom começo

“Comecei bem, muito confiante. É muito bom pra mim ganhar os dois (primeiros) rounds. No terceiro, sempre tenho uma dificuldade a mais. Meu rendimento cai um pouco. Aqui, infelizmente, no finalzinho do segundo levei um chute nas costas que virou.” Na volta para o último e decisivo, Netinho tentou uma estratégia de se defender bem e apostar na precisão, seu ponto forte. “Infelizmente faltando trinta segundos ele fez 2 a 0 e fica muito difícil buscar com o condicionamento do terceiro round”, tentou explicar. “Tenho de parar para pensar um pouco e ver o que aconteceu”.

Briga continua

Sobre a corrida olímpica do taekwondo, bola pra frente. “Ainda tenho muita esperança. Nos últimos dois grand prix fui muito bem, com os principais atletas. A confiança continua a mesma, sei que estou entre os três melhores do mundo. Vamos fazer o cálculo para ver o que preciso fazer, se preciso ser campeão, medalhar. A briga continua.” O grand prix a que Netinho se refere é o que fecha a corrida olímpica no final deste ano, dando 60 pontos para o campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023