Siga o OTD

Santiago 2023

Delegação dos esportes aquáticos será a maior do Brasil no Pan

Somando as cinco modalidades de esportes aquáticos, o Brasil terá 88 representantes na competição mais importante do continente em Santiago

Na imagem, nadador do Brasil pulando na piscina, em um dos cinco esportes aquáticos.
Nadador do Brasil pulando na piscina, em um dos cinco esportes aquáticos. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/ CBDA

Os Jogos Pan-Americanos começam nesta sexta-feira (20), em Santiago, no Chile. Os cinco esportes aquáticos (natação, maratona aquática, saltos ornamentais, nado artístico e polo aquático) somam o maior número de atletas do Time Brasil: 88. A competição vai até o dia 5 de novembro e vale vagas, principalmente, para os Jogos Olímpicos de Paris.

Ordem de apresentação

Antes de mais nada, os primeiros atletas dos esportes aquáticos a cair na piscina e representar o Brasil serão dos Saltos Ornamentais. A modalidade terá início nesta sexta-feira, antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos e vai até o dia 25. Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso marcarão a estreia do país em águas chilenas, na prova de plataforma 10 m. Além disso, a equipe conta com Isaac Souza que, ao lado de Ingrid Oliveira, garantiram vaga para o Brasil nos Jogos de Paris, via Mundial de Fukuoka. 

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A Natação também estará na disputa por medalhas já nos primeiros dias de competição em Santiago. Com uma delegação de 42 atletas, a modalidade chega ao Chile para manter o título de “carro-chefe” do Time Brasil. Anteriormente em Lima 2019, a Natação brasileira conquistou 54 medalhas e fez sua melhor campanha da história em Pans.

Assim, para Santiago, a equipe brasileira conta com o medalhista olímpico em Tóquio, Fernando Scheffer, que, inclusive, será o porta-bandeira do Time Brasil. Bem como o medalhista no Campeonato Mundial de Budapeste, Guilherme Costa. Similarmente, a finalista em provas individuais nos dois últimos Campeonatos Mundiais, Beatriz Dizotti. Serão apenas quatro dias de disputas entre os dias 21 e 25 de outubro.

No meio do Pan

Em seguida, a Maratona Aquática brasileira também chega fortíssima aos Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira repetirá a dupla Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut que conquistaram ouro e bronze, respectivamente, em Lima 2019. Elas entram no mar no dia 29. Viviane disputará não só as provas de águas abertas, mas também de piscina em Santiago. 

O Nado Artístico do Brasil chega a Santiago buscando afirmação. No dueto, que busca vaga olímpica, Laura Miccuci, Gabriela Regly e Jullia Catarino cairão na água para fortalecer a rotina que será apresentada na disputa da vaga olímpica para Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com uma equipe bastante renovada, a seleção brasileira de Nado Artístico busca repetir o bom desempenho de Budapeste, quando alcançou finais, para voltar ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. Desse modo, as competições ocorrem entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro.

Último da fila

Por fim, no Polo Aquático, o Brasil vai em busca de duas vagas olímpicas. Então, as duas seleções brasileiras tiveram um grande período de preparação na Europa. Contaram com treinos e jogos contra times espanhóis, além de sessões de treinos com medalhistas olímpicos, mundiais e grandes nomes da modalidade.

No masculino, o Brasil está no Grupo A, ao lado de: Estados Unidos, Porto Rico e México. No feminino, a seleção brasileira também enfrenta Estados Unidos e Porto Rico, além do Chile. A modalidade será a última a se apresentar no Pan, começando no dia 30 de outubro e fechando no dia 4 de novembro.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023