Siga o OTD

Santiago 2023

Handebol convoca Seleção para retornar ao trono em Santiago

A segunda-feira foi agitada no handebol brasileiro. A Confederação chamou as mulheres à tarde e os homens à noite para o Pan-Americano

Na foto, Thiagus Petrus durante treinamento da Seleção de handebol.
Thiagus Petrus durante treinamento da Seleção de handebol. Foto: Gaspar Nóbrega/ COB

Quem já foi rei nunca perde a majestade. Essa máxima não valendo para o handebol masculino do Brasil nos últimos Jogos Pan-Americanos. Então, para retomar a realeza e manter a frente no quadro histórico de medalhas na modalidade, a Confederação chamou 16 nomes. São 14 atletas mais dois suplentes que buscarão o tetracampeonato na competição, além da vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O inverno está chegando… pelo menos no hemisfério norte, inclusive no Velho Continente, aonde atuam 15 dos 16 convocados para a Seleção brasileira de handebol. Além disso, único que não atua na Europa, joga na Arábia Saudita, que é uma monarquia (absolutista) e também está acostumado com tronos. Dessa forma, os atletas descem para o hemisfério sul para esquentarem a disputa pelo reinado nas Américas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil tem três títulos de Jogos Pan-Americanos no handebol masculino: Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Toronto-2015. Empata com Cuba nos ouros, mas o que lhe garante a supremacia do reinado é o número de pratas, o Brasil tem quatro, contra uma da seleção caribenha. No entanto, em duas das últimas três edições, a hegemonia do pais foi ameaçada e a seleção foi destronada. Assim, a Argentina tomou o posto, com as conquistas de Guadalajara-2011 e Lima-2019.

Convocados para o trono

Portanto, o handebol brasileiro já tem seus nomes para buscar a coroa de volta. E caso vençam, carimbam o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2024. Confira os convocados e os países onde atuam:

  • Goleiros – Rangel da Rosa (FRA) e Leonardo Terçariol (ESP);
  • Pivôs – Matheus Da Silva (ESP) e Rogério Ferreira (ALE);
  • Pontas – Jean-Pierre Dupoux (FRA), Rudolph Hackbarth (ESP) e Fábio Chiuffa* (ESP);
  • Centrais – João Pedro da Silva (ROM) e Leonardo Silveira (POR);
  • Laterais direitos – José Guilherme de Toledo (ESP) e Gustavo Rodrigues (FRA); e
  • Laterais esquerdos – Haniel Langaro (ESP), Bryan dos Santos (FRA), Leonardo Ferreira (SAU), Thiagus Petrus (ESP) e Thiago Ponciano* (ESP).

Os dois que estão com asterisco (*) são os atletas suplentes em caso de corte.

Mais cedo, a Confederação também convocou as rainhas das Américas para defender seu reinado. Que comecem os Jogos!

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023