Siga o OTD

Santiago 2023

Luisa Baptista promete largar muleta e brigar pelo bi no Pan

Apesar de ainda estar andando de muleta por causa de um edema no fêmur, Luisa Baptista garante que vai estar pronta para brigar pelo bi no Pan

Atual campeã no triatlo feminino nos Jogos Pan-Americanos, Luisa Baptista corre contra o tempo para brigar pelo bicampeonato em Santiago-2023. A triatleta está com uma lesão séria, um edema no fêmur, e ainda está andando com a ajuda de uma muleta, mas garante que vai se recuperar e estará pronta para brigar pelo bicampeonato.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar de ter perdido o evento teste dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e a etapa de Pontevedra do Mundial de triatlo, Luisa Baptista consegue enxergar pelo lado positivo, já que poderia ter sofrido uma lesão pior. “Como na vida de todo atleta, em algum momento você vai ter uma lesão e infelizmente eu tive um edema no fêmur. Por outro lado, é bom porque consegui descobrir antes de virar uma fratura por estresse. Então, a recuperação é bem mais rápida. Já estou quase no final da recuperação para estar apta para fazer o meu melhor nas provas do final do ano”, promete.

Apesar de não conseguir correr ainda, ela tem conseguido se manter ativa na natação e no ciclismo, que são as outras modalidades do triatlo. “O lado bom é que são três modalidades. Então, por mais que eu esteja afastada das corridas, natação e bike estão em dia e espero poder por em prática. A bike eu tive que segurar um pouquinho a intensidade por um tempo, mas nunca parei e a natação realmente está em dia. Então, é tentar tirar proveito disso”, afirmou a triatleta.

Em fase final de recuperação, Luisa Baptista está otimista e acredita que chegará em boas condições para os Jogos Pan-Americanos. Apesar da cerimônia de abertura estar marcada para o dia 20 de outubro, ela só vai competir no finalzinho do evento. As provas de triatlo estão marcadas para acontecer nos dias 2 e 4 de novembro. “Vou estar pronta com certeza e vamos fazer o melhor por lá”, promete.

Em Lima-2019, Luisa Baptista ganhou duas medalhas de ouro. Além de vencer a prova individual feminina, ela fez parte do revezamento misto que também conquistou o título. “Para mim, pessoalmente, teve um valor muito grande. Acho que é a principal prova da minha carreira e acho que ficou um gostinho de quero mais. Eu tenho certeza de que a entrega vai ser a mesma, independentemente da situação. O mais importante de tudo é que estou realmente feliz de ter dado tempo de recuperar dessa lesão e poder participar dos Jogos. Estou aliviada porque tenho uma equipe gigantesca por trás fazendo o processo de recuperação ser bem mais rápido e tenho certeza que a entrega vai ser gigantesca no dia do Pan”.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023