Siga o OTD

Santiago 2023

CBBoxe divulga convocação para o Pan de Santiago

Brasil terá 13 boxeadores no Pan de Santiago, que distribuirá vagas olímpicas para Paris-2024. Confira a lista

Beatriz Ferreira faz força com os músculos em comemoração; ela estará nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 no boxe
Bia Ferreira foi ouro em Lima-2019 (Foto: Jonne Roriz/COB)

A comissão técnica da seleção brasileira de boxe definiu os 13 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. A competição, que acontecerá entre 20 de outubro e 5 de novembro, será a primeira oportunidade para obter vaga olímpica para Paris-2024. Na lista, há seis medalhistas mundiais e dois olímpicos, com destaque para a presença da bicampeã mundial Beatriz Ferreira (60kg) e de Abner Teixeira (+92kg).

“Os Jogos Pan-Americanos são um dos eventos mais duros que encontramos no boxe, porque conta com Estados Unidos com a equipe principal; Cuba, que é sempre referência do esporte; Brasil, com uma muita tradição; Colômbia, que é uma força na América do Sul; além dos tradicionais México e a Argentina e a República Dominicana, que também é muito forte na América Latina. É um evento muito duro para o Brasil”, diz Mateus Alves, head coach da seleção brasileira de boxe.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago reunirão mais de seis mil atletas de 41 países das Américas, em 39 esportes. O boxe será disputado no Centro de Esportes da Comunidade de La Reina, localizado na região metropolitana da capital chilena. No Pan, a modalidade contará com as mesmas 13 categorias que serão disputadas na Olimpíada de Paris, sendo sete masculinas e seis femininas. Dessa forma, o Brasil terá um representante em cada uma delas.

Pré-Olímpico

Além de ser um evento tradicional e histórico, o Pan terá um nível ainda maior neste ano por se tratar de um pré-olímpico. Praticamente todas as categorias terá duas vagas em disputa, ou seja, será preciso chegar até a final para conquistá-las. As exceções são os pesos até 57kg feminino e até 60kg feminino, pois darão quatro cotas. Assim, será necessário atingir a semifinal para garantir um lugar em Paris-2024.

Abner Teixeira ergue os braços em comemoração após vitória no boxe
Abner Teixeira esteve em Lima-2019 e em Tóquio-2020 (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

“Além dos Jogos serem um evento duro por natureza para o boxe, nós teremos classificatório olímpico pela primeira vez e classificam o ouro e a prata em quase todas as categorias. Isso dá uma dificuldade enorme em conquistarmos muitas vagas. Se formos usar como exemplo Lima, teríamos cinco classificados. Por isso, estamos com essa meta de obter cinco vagas em Santiago”, completa.

Entre os convocados da equipe brasileira, quatro conquistaram medalhas na última edição do Pan, em Lima-2019. Beatriz Ferreira (60kg) foi ouro, Jucielen Romeu (57k) e Keno Marley (81kg) foram prata e Abner Teixeira (91kg) levou o bronze. Naquela ocasião, o Brasil faturou seis medalhas, sendo um ouro, três pratas e dois bronzes, ficando em terceiro lugar no quadro de medalhas da modalidade.

Entre os 13 convocados, sete são medalhistas mundiais ou olímpicos: Bia Ferreira foi ao pódio em ambos os eventos, enquanto Abner Teixeira foi bronze em Tóquio-2020. Caroline Almeida (50kg), Barbara Santos (66kg), Wanderson Oliveira (71kg), Wanderley Pereira (80kg) e Keno Marley medalharam em alguma das duas últimas edições de Mundiais.

Convocação do boxe para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023:

Feminino
Caroline Almeida – 50kg
Tatiane Chagas – 54kg
Jucielen Romeu – 57kg
Beatriz Ferreira – 60kg
Barbara Santos – 66kg
Viviane Pereira – 75kg

Masculino
Michael Douglas Trindade – 51kg
Luiz Oliveira – 57kg
Yuri Falcão – 63,5kg
Wanderson Oliveira – 71kg
Wanderley Pereira – 80kg
Keno Marley – 92kg
Abner Teixeira – +92kg

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023