Siga o OTD

Santiago 2023

Vela brasileira convoca primeiros atletas para Santiago 2023

A vela definiu os quatro primeiros velejadores para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Vela brasileira - Martine e Kahena pulam no topo do pódio do Pan de 2019
Martine Grael e Kahena Kunze levaram o ouro em Lima-2019 (Foto: Jonne Roriz/COB)

A vela definiu os quatro primeiros velejadores para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze tentarão a segunda medalha de ouro seguida na classe 49erFX nas raias chilenas de Valparaíso. Outros dois nomes estão convocados para os Jogos Pan-Americanos são os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis na classe Fórmula Kite. Bruno Lobo foi campeão em Lima 2019 na categoria que estreia no calendário olímpico em Paris 2024.

+ Beatriz Dizotti e Pedro Farias levam prata no US Open de natação

Por enquanto, o Brasil confirmou vaga do país nas classes iQFoil Masculino, iQFoil Feminino, Formula Kite Masculino, Formula Kite Feminino e 49erFX. Na iQfoil, por exemplo, os nomes dos atletas serão definidos ano que vem, assim como as demais que vierem a ser confirmadas. “O Brasil terá uma equipe forte e competitiva para ajudar o COB a conquistar seu melhor resultado em Pans. A vela sempre contribui com pódios e muita dedicação”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

As outras classes terão seletivas nacionais nos meses de março, maio e junho. As categorias 49er, Nacra 17 e Lightning serão definidas de 5 a 11 de março de 2023 em Cabo Frio (RJ), na sub-sede do ICRJ. Já a Copa Brasil de Vela de Praia 2023, também em Cabo Frio (RJ), será de 29 de maio a 04 de junho de 2023 e o campeonato serve como seletiva para as classes: ILCA 7, ILCA 6, Snipe (Misto) e iQFOil (Fem/Masc).

Regatas do Pan em Valparaíso

As regatas do Pan de 2023 serão disputadas na Cofradía Náutica Del Pacífico, em Valparaíso. Serão 12 medalhas em jogo nas classes Sunfish, IQFoil, Fórmula Kite, 49erFX, 49er, Snipe, ILCA e Lightning. “Agora é foco total nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Consegui garantir a vaga em casa no mês passado num formato novo de competição, pois qualquer erro pode custar o campeonato. Tenho alguns meses para chegar com tudo no Pan. Vamos intensificar os treinos e chegar no Mundial e depois no Pan pronto para conquistar a vaga olímpica em Paris 2024”, contou Bruno Lobo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na edição de Lima 2019, o Brasil foi o campeão do quadro de medalhas na vela com Brasil nove pódios, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze. Desde Buenos Aires 1951, os velejadores brasileiros também são os maiores vencedores com 39 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze, totalizando 85.

Mais em Santiago 2023