- Isaquias Queiroz faturou sua sétima medalha em Mundiais de canoagem velocidade (Crédito: reprodução)
O vice-campeonato assegurado ontem em Pipeline, no Havaí, na final do WCT (Circuito Mundial de Surfe), fez com que o surfista Gabriel Medina desse ao Brasil sua 20ª medalha nos Mundiais de esportes olímpicos de 2017.
Embora não tenha uma configuração habitual de um Campeonato Mundial, o circuito da WCT acaba se enquadrando na mesma categoria da Liga Mundial e do Grand Prix de vôlei. Como o surfe irá estrear no programa olímpico nos Jogos de Tóquio-2020, a competição passa a ser levada em consideração na avaliação dos desempenhos dos atletas brasileiros.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga
Trata-se, é claro, de uma análise baseada exclusivamente em termos de resultados e nem sempre a conquista de medalhas pode traduzir uma evolução de um atleta ou a queda de rendimento de uma equipe. Por exemplo, em 2017 o Brasil teve um resultado excepcional no ciclismo mountain bike, com o quarto lugar de Henrique Avancini no Mundial de Carins, na Austrália.
As 20 medalhas dos Mundiais de 2017 representam a segunda melhor largada do Brasil em um ciclo olímpico. A melhor foi em 2013, quando os atletas brasileiros terminaram o ano com um total de 27 pódios. Sinal de que a redução de investimento em diversas modalidades, especialmente com a saída de patrocinadores, está cobrando a conta.
Confira todas as medalhas do Brasil nos Mundiais dos esportes olímpicos em 2017
| Ouro | |
| Seleção feminina | Grand Prix de vôlei |
| André/Evandro | Mundial de vôlei de praia |
| Maya Aguiar (78 kg) | Mundial de judô |
| Prata | |
| Seleção masculina | Liga Mundial de vôlei |
| 4 x 100m L Masc. | Mundial de natação |
| Bruno Fratus (50m L) | Mundial de natação |
| David Moura (+100 kg) | Mundial de judô |
| Equipe mista | Mundial de judô |
| Martine Grael/Kahena Kunze | Mundial de Vela/49er |
| Letícia Bufoni | Mundial de skate street |
| Pedro Barros | Mundial de skate park |
| Gabriel Medina | Circuito Mundial de surfe WCT |
| Bronze | |
| Ana Marcela Cunha (10 km) | Mundial maratona aquática |
| Larissa/Talita | Mundial de vôlei de praia |
| Caio Bonfim (20km marcha) | Mundial de atletismo |
| Isaquias Queiroz (C1-1000m) | Mundial de canoagem velocidade |
| Érika Miranda (52 kg) | Mundial de judô |
| Rafael Silva (+100 kg) | Mundial de judô |
| Kelvin Hoefler | Mundial de skate street |
| Ana Sátila (C1) | Mundial de canoagem slalom |
| Total medalhas | 20 |
| Atualizado até 19/12 |
VEJA TAMBÉM:
+ As medalhas do Brasil nos Mundiais de 2017
+ As medalhas do Brasil no Mundial de judô
+ Todas as medalhas do Brasil no Mundial de canoagem velocidade
+ Todas as medalhas do Brasil na história do Mundial de atletismo
