Siga o OTD

Rugby

Yaras empatam com os EUA na estreia do Americas Rugby Trophy

O próximo confronto do Brasil acontecerá no dia 11 de junho, contra a Colômbia

Confronto entre as Yaras e os Estados Unidos, válido pela estreia da Americas Rugby Trophy
(Divulgação/Brasil Rugby)

Primeiro torneio internacional de rugby XV feminino disputado no Brasil na história, o Americas Rugby Trophy começou neste sábado (3) no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo-SP, com as Yaras e o time sub-23 dos Estados Unidos empatando em 15 a 15, em um jogo emocionante.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A competição prossegue com o confronto entre Estados Unidos e Colômbia nesta quarta-feira (7), às 10h, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes-SP. No domingo (11), às 15h, no Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, em Cuiabá-MT, as Yaras jogam pelo título caso vençam as rivais colombianas. Ambas as partidas serão transmitidas no Youtube da Confederação Brasileira de Rugby.

As norte-americanas abriram o placar com penal cobrado pela abertura Kristin Bitter. Destaque da partida, Patrícia “Pipoca” Lima devolveu na mesma moeda. Mas Bitter colocou os Estados Unidos à frente no primeiro tempo com um try seguido de conversão.

Segundo tempo da partida

Na sequência, o segundo tempo foi de tremer as arquibancadas do Alayon, com as Yaras treinadas pelo sul-africano AK Southey mantendo a consistência tática, uma defesa potente em situações extremas e mais presença no campo adversário. Dessa forma, o Brasil pontuou com o try de Ana Carolina Santana e a conversão de Edna Santini. Apesar dos penais excessivos, os EUA anotaram outro try com Freda Tafuna e ficaram cinco pontos na dianteira.

Assim, sem perder a fé em momento algum, as Yaras insistiram tanto que conseguiram o empate no último minuto com uma arrancada de Pipoca para o try que empatou o jogo. Uma guerreira na posição de back, Edna Santini ainda teve a chance de selar o triunfo, mas desperdiçou a conversão com cronômetro já zerado.

“Jogo foi muito positivo, pois tivemos muita posse de bola e boas chances de sair com a vitória. Primeiro passo para algo muito bacana que esse grupo está construindo. Vamos encarar agora as colombianas no calor de Cuiabá, onde somos acostumadas a treinar”, ressaltou íris Coluna, capitã das Yaras.

“Fomos capazes de pegar o tempo de bola e a confiança umas das outras. Fomos pacientes pra buscar a vitória, que não veio, mas conseguimos um empate emocionante no final. Estamos bem-preparadas em todos os sentidos para buscar o título e seguir evoluindo como equipe”, pontuou Patrícia.

O Americas Rugby Trophy vale como preparação para o Brasil viajar à Colômbia em julho para o qualificatório para o WXV, a nova liga mundial organizada pela World Rugby.

*Com informações da Confederação Brasileira de Rugby

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Rugby