
A 50 dias da estreia na Copa do Mundo de Rúgbi Feminino, a seleção brasileira apresentou seus uniformes oficiais para o torneio que vai acontecer na Inglaterra. Produzida pela fornecedora One All Sports, a nova linha combina inovação estética com referências à cultura indígena, reforçando a identidade das Yaras — como é conhecida a equipe nacional desde 2013.
- Kamilla Cardoso desabafa após vice na AmeriCup: “Dói demais”
- Guto Miguel e esloveno abandonam nas duplas juvenis de Wimbledon
- Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom: como assistir e outras informações
- Paracanoagem mantém programa para Jogos Paralímpicos Los Angeles-2028
- Brasil bate Sérvia e fecha invicto primeira fase do Mundial Sub-19
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O uniforme principal tem camisa amarela, calção azul e meiões brancos, enquanto o segundo modelo tem a camisa branca com detalhes em verde e amarelo, uma das mangas azuis e meiões também azuis. A gola em V remete aos uniformes tradicionais, mas o destaque vai para a originalidade no design: as mangas em cores diferentes e a arte estampada com inspiração nos povos originários.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A coleção teve criação em colaboração com a artista e designer indígena Auá Mendes, que utilizou elementos da cosmologia tupi-guarani para ilustrar conceitos de força, ancestralidade e conexão com a natureza. A arte une os termos “YBY” (ilha) e “YARA” (senhora das águas), formando o significado de “aquela da terra das águas” — uma representação direta da simbologia das Yaras.
Detalhes do uniforme das Yaras
Detalhes como as escamas — símbolo de movimento, sagacidade e aprendizado — e o casco de jabuti — que representa proteção, união e história — tornam os uniformes uma peça cultural tanto quanto esportiva.
“Será uma Copa do Mundo inesquecível, a realização de um sonho para as Yaras. Sabemos que isso é fruto de anos de dedicação, disciplina e muito amor pelo esporte. Por isso, nada mais justo do que terem uniformes exclusivos, que simbolizam a cultura brasileira e inspiram o país inteiro”, afirmou David Mendelsohn, CEO da One All Sports.
A capitã da seleção, Eshyllen Coimbra, também elogiou a nova coleção. “Achei os uniformes lindos. O que mais gostei foram os tons das cores, que são muito vivos. Mas posso citar aqui várias coisas: todos os detalhes que estão na camisa, o formato da gola e as mangas com cores diferentes. Deu para ver que o material é muito bom, com um tecido confortável para as atletas.”
Compromisso com sustentabilidade
Além da homenagem cultural, a coleção também tem um compromisso com a sustentabilidade: os uniformes foram confeccionados com material eco friendly, como parte da proposta da marca de estimular escolhas conscientes entre atletas e torcedores.
O Brasil será a primeira seleção sul-americana a disputar uma Copa do Mundo de Rúgbi Feminino. As Yaras estão no Grupo D e estreiam no dia 24 de agosto, contra a África do Sul. Na sequência, enfrentam a França (31/08) e encerram a fase de grupos contra a Itália, no dia 7 de setembro.

Você deve estar logado para postar uma comentário Login