Começa hoje (14) o Super Rugby Américas, a liga continental de Rugby XV jogada por franquias. O Brasil será representado na competição pelo Cobras Brasil Rugby, franquia que é considerada a base da seleção brasileira e que é gerido pela Confederação.
+ Com três vitórias, Yaras fecham em 9º lugar na etapa de Dubai
O time brasileiro estreia amanhã, sábado, na cidade de São Miguel de Tucumán, onde encara os argentinos do Tarucas às 17h. Curiosamente, essa não é a única equipe argentina da competição, que tem o maior número de representantes, com três. Além do Tarucas, o país conta com os atuais campeões do Dogos, de Córdoba, e o Pampas, da capital Buenos Aires.
Outros países presentes na competição são o Uruguai, representado pelo bicampeão Peñarol; o Chile, com o Selknam; e o Paraguai pelo Yacare XV.
As sete equipes se enfrentam em turno e returno, entre os dias 14 de fevereiro e 31 de Maio, e após os doze jogos as quatro melhores equipes avançam para a semifinal. Chegar nessa fase é, inclusive, o objetivo do time brasileiro.
“Queremos fazer a melhor campanha da história. Será um torneio importante para seguirmos evoluindo como grupo e para nossos atletas chegarem fortes à seleção brasileira no segundo semestre”, comentou Emiliano Caffera, treinador dos Cobras e da seleção brasileira, os Tupis.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
As vagas para a grande final serão decididas nos dias 6 e 7 de junho, na casa dos times de melhor campanha. Os Cobras mandarão metade de suas partidas na cidade de São Paulo, no Estádio Nicolau Alayon, e a metade restante na cidade de Jacareí, com apoio da prefeitura, que também cederá o Estádio Du Cambusano.
O time brasileiro, além dos jogadores da seleção, conta com quatro argentinos e um neozelandês no elenco. Javier Coronel, Manuel Todaro, Fernando Luna, Augusto Guillamondegui são os representantes do país do continente, enquanto Aoturoa Seeling é o atleta oriundo da Oceania.