Siga o OTD

Rúgbi

Yaras terminam em 8º lugar na etapa de Vancouver

Seleção feminina de rúgbi sevens perdeu para a Espanha por 15 a 12 e ficou em oitavo lugar na etapa de Vancouver do Circuito Mundial

Yaras, da seleção brasileira de rúgbi sevens, em ação no Circuito Mundial
(Foto: Mike Lee/World Rugby)

O Brasil ficou em oitavo lugar na quarta etapa do Circuito Mundial de rúgbi sevens feminino, em Vancouver, no Canadá. As Yaras, como são chamadas as jogadoras da seleção brasileira da modalidade, caíram nas quartas de final para a França e perderam para a Espanha por 15 a 12 neste domingo (25), no duelo que definiu as posições intermediárias.

Contra a seleção espanhola, a equipe verde-amarela saiu atrás do placar com um try de Marta Cantabrana Gil. No entanto, conseguiu a virada após um try de Thalia Costa com conversão de Luiza Campos. A liderança brasileira durou pouquíssimo tempo, porque Amaia Erbina marcou um try logo na rodada seguinte e pôs a Espanha na frente outra vez, em 10 a 7.

Já na segunda etapa, a Espanha controlou bem a posse de bola e não deixou as Yaras buscarem a reação. A equipe europeia anotou mais um try, com Ingrid Algar, e encaminhou a vitória. O Brasil teve a última posse de bola e construiu uma jogada que culminou em um try de Mariana Nicolau. No entanto, não houve mais tempo suficiente para reação e o jogo acabou 15 a 12.

Saldo geral

O duelo contra a Espanha valia a sétima colocação da etapa. Como o Brasil perdeu, encerrou sua participação em oitavo lugar, igualando seu melhor desempenho no Circuito Mundial de rúgbi sevens desta temporada, que aconteceu em Dubai. As Yaras somaram seis pontos na classificação geral do circuito e chegaram aos 20, aparecendo na nona colocação.

O Brasil teve uma campanha de duas vitórias e três derrotas em Vancouver. Os dois triunfos vieram na primeira fase, contra a África do Sul (17 a 12) e contra a Irlanda (24 a 7). As Yaras perderam para a Nova Zelândia (40 a 7), na fase de grupos, e para a França (24 a 5), nas quartas de final, além da Espanha (15 a 12), na briga pelo sétimo lugar.

A próxima etapa do Circuito Mundial de rúgbi sevens será em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 3 de março. Depois, ainda haverá outras duas etapas antes da definição das equipes que disputarão o Finals e o Playoff de Rebaixamento. As oito primeiras colocadas da classificação avançam às finais, enquanto as quatro últimas brigam para se manter na elite.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Rúgbi