Siga o OTD

Rúgbi

Brasil estreia na Copa do Mundo de sevens na sexta-feira

Buscando melhor resultado da história, Yaras estreiam na Copa do Mundo de rúgbi sevens na sexta-feira, contra a Irlanda

Yaras representam o Brasil na Copa do Mundo de rúgbi sevens
(Foto: Divulgação/Brasil Rugby)

A seleção brasileira feminina de rúgbi sevens está na Cidade do Cabo para disputar a Copa do Mundo da categoria. O Brasil estreia na sexta-feira, dia 9, contra a Irlanda, na fase de oitavas de final, às 08h54 no horário de Brasília. Todos os jogos terão transmissão do Star+. É a quarta participação das Yaras, que jogaram até hoje todas as edições do torneio feminino já realizadas.

+ Confira a convocação das Yaras para a Copa do Mundo

Disputam a Copa do Mundo de rúgbi sevens, 16 times no feminino e 24 no masculino. A competição é jogada em um formato que não permite erros, com mata-mata direto. Os times femininos jogam a partir das oitavas de final, com cada equipe fazendo ao todo quatro partidas ao longo de três dias.

As seleções que vencerem as oitavas de final na sexta avançam às quartas de final no sábado. As semifinais e a final serão no domingo. Os times que perderem as oitavas de final seguem na disputam pelo 9º lugar.

A Copa do Mundo de Rúgbi Sevens

A Copa do Mundo de Rúgbi Sevens é jogada de quatro em quatro anos e é a mais antiga competição de sevens organizada pelo World Rugby, a federação internacional. O torneio masculino nasceu em 1993 e o feminino em 2009.

rúgbi feminino Brasil Tóquio
Yaras estiveram em Tóquio-2020 (Gaspar Nóbrega/COB)

Entre as mulheres, a Austrália foi campeã em 2009, em Dubai (Emirados Árabes), ao passo que a Nova Zelândia foi campeã em 2013, em Moscou (Rússia), e em 2018, em São Francisco (EUA).

Com a introdução do Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos em 2016, a Copa do Mundo passou a ser jogada dois anos após os Jogos Olímpicos, sendo essas duas das competições referência da modalidade. Além delas, as principais seleções disputam anualmente o Circuito Mundial (World Rugby Sevens Series), composto por uma série de torneios ao longo do ano.

Yaras buscam evolução no top-10

A seleção brasileira terminou o último Circuito Mundial no 10º lugar e busca contra a Irlanda alcançar sua melhor posição na história da Copa do Mundo. O Brasil foi 10º em 2009 e 13º em 2013 e 2018. Uma simples vitória contra as irlandesas já garantirá ao menos o 8º lugar.

Yaras Brasil x França rugbi sevens (Mike Lee-World Rugby)
Yaras em ação na Série Mundial de rúgbi sevens da última temporada (Foto: Mike Lee/World Rugby)

A Irlanda fez forte campanha no último Circuito Mundial, acabando em 4º lugar, sua melhor colocação na história. Em 17 duelos entre Irlanda e Brasil até hoje, as Yaras venceram cinco vezes, o que garante esperanças de vitória.

“Estamos buscando jogar diferente, fazer coisas diferentes, e contra a Irlanda sabemos que podemos fazer um grande jogo”, comentou Will Broderick, treinador das Yaras.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Queremos mostrar um rúgbi bem brasileiro, ousar no ataque e surpreender as irlandesas”, endossou Luiza Campos, a capitã das Yaras e a segunda brasileira a alcançar a marca de três edições de Copa do Mundo disputadas.

Na fase seguinte, brasileiras e irlandesas encaram Estados Unidos ou Polônia.

Mais em Rúgbi