Siga o OTD

Rúgbi

Lucas Tanque se aposenta da seleção de Rugby XV

Aos 35 anos, jogador mais experiente da seleção nacional pendura as chuteiras do rugby XV, mas continua na modalidade olímpica de 7

Lucas Tanque - Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Foram 14 anos defendendo as cores da seleção brasileira de Rugby Union, modalidade praticada com 15 jogadores de cada lado. Agora, aos 35 anos, Lucas “Tanque” Duque decidiu anunciar sua aposentadoria dos Tupis.

“Já está vindo uma geração que está ‘mordendo meu calcanhar’, e para viver do rugby a gente deixa muita coisa pra trás”, explicou. “Eu estou há 14 anos nessa luta, eu acho que agora eu posso começar a ajudar de uma outra forma, fora das 4 linhas. Então é opção. Foram 14 anos defendendo a amarelinha e já deu pra mim.”

O anúncio veio de maneira especial: no amistoso histórico contra os Barbarians, seleção de melhores jogadores do mundo da modalidade.“Eu me diverti. Quis entrar ali sem pretensão nenhuma, para desfrutar o momento”, comemorou o jogador. “Só fiquei bravo quando eu saí porque queria jogar um pouquinho mais. Foi um jogo muito divertido. Sem palavras. Desfrutei com meus amigos ali dentro de campo e foi muito legal.”, completou.

Apesar da derrota contra a seleção do mundo, no final da partida o camisa 9 foi homenageado pelos companheiros de equipe e ovacionado pela torcida presente no estádio do Morumbi. Um vídeo com os melhores momentos do jogador ilustrou o telão do estádio enquanto o jogador era jogado para o alto.

+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Lucas Tanque começou sua trajetória na seleção brasileira em 2005. Era o jogador mais experiente do elenco. Agora, ele passa esse título ao irmão mais novo Moisés Duque, seu companheiro de vida e de esporte.

“Ele até falou para mim ‘Vai me deixar sozinho aqui agora!’. Eu comecei um pouquinho antes dele na seleção, então desde que ele entrou a gente tá jogando junto, faz muito tempo. Agora ele que se vire aí pra pegar o cajado do velho, ele vai ser o mais velho do time.”, brincou o irmão.

Família Duque. (Foto: Reprodução/Instagram)

Médico de formação, Lucas Tanque é atleta do São José Rugby, junto de seu irmão Moisés e dos irmãos Felipe e Daniel Sancery, também companheiros de seleção.

Agora aposentado do Rugby XV ele se colocou à disposição para passar sua experiência para as novas gerações. “O rugby é um esporte em que a gente convive muito extra campo. Ficamos em concentrações, nos hotéis, nos treinos, então eu procuro sempre estar próximo do menino que é da minha posição, dar uns toques, tentar ajudar em algum treino, e passar a experiência que eu vivi dessa transição de gerações. Quero mostrar de onde a gente veio e onde a gente está, para eles darem valor para o que foi construído pelo pessoal de antigamente.”, explica.

Vale lembrar que a aposentadoria de Lucas Tanque é apenas para a modalidade do rugby XV. O jogador continua na ativa na modalidade do rugby seven – aquele praticado por sete jogadores. A modalidade é olímpica e teve participação recente nos Jogos Pan-Americano de Lima, no Peru. Na disputa, o Brasil terminou na 4ª colocação.

Mais em Rúgbi