Siga o OTD

Remo

Brasil vai a uma final e três semis no Mundial Sub-23 e Júnior

Avanços foram com três barcos do masculino Sub-23, no Single skiff, Double Skiff peso leve e Dois Sem peso leve, e um no Single skiff feminino Júnior

Iago Costa Luiz Felipe Faria remo brasil Mundial Júnior e Sub-23 de remo Mundial Sub-23 e Júnior de remo Dois sem peso leve masculino Sub-23
Iago Costa e Luiz Felipe Faria antes da largada da repescagem no Dois Sem peso leve Sub-23 (Benedict Tufnell/World Rowing)

Os brasileiros Iago Costa e Luiz Felipe Faria conquistaram classificação para a final do Dois Sem peso leve Sub-23 no Mundial Júnior e Sub-23 de remo disputado em Varese, na Itália. Ainda nesta quarta-feira (27), outras três embarcações do país avançaram para semifinais. Uma foi no Double Skiff peso leve Sub-23 com Piedro Tuchtenhagen e Marcelo Almeida, outra com Tomas Levy no Single Skiff masculino também Sub-23 e a terceira de Maria Nunes no Single skiff feminino Júnior.

Iago Costa e Luiz Felipe Faria correram a repescagem do Dois Sem peso leve Sub-23 e terminaram em segundo lugar cravando o tempo de 6min54s08. Ficaram mais de quatro segundos à frente dos terceiros colocados na bateria, os egípcios Abdelrahman Elzanaty e Omar Hamdy Ibrahim (6min58s89). Somente os dois melhores foram para a final. O barco vencedor foi o da Hungria, com Balint Boros e Tamas Czinege (6min50s87). A decisão será na manhã brasileira de sexta-feira (29).

Semifinais Sub-23

No Double Skiff Peso Leve Sub-23, o Brasil disputou a repescagem no masculino e um no feminino. Piedro Tuchtenhagen e Marcelo Almeida avançaram para a semifinal com um terceiro lugar. Marcaram 6min31s70 e ficaram com a última vaga passando quase três minutos à frente dos neozelandeses Logan Docherty e Reuben Cook (6min34s62). Antonio Diaz Ramos e Jorge Knabe (6min27s35), da Espanha, venceram, seguidos pelos gregos Efstratios Triantafyllou e Stavros Symeonidis (6min28s89). No feminino, Thalita Soares e Joice Silva fecharam em quarto com 7min21s33 avançando à Final B. Só as duas melhores foram para a Final A. Em segundo chegaram as húngaras Dorina Szili e Eszter Fehervari (7min13s61) atrás das italianas Greta Parravicini e Elena Sali (7min05s42).

Tomas Levy se classificou no Single Skiff masculino em disputa cabeça a cabeça no Mundial Júnior e Sub-23 de remo. Nas quartas de final, ele ficou com a segunda colocação e os três primeiros garantiram vaga. O brasileiro registrou 7min09s17 e o quarto colocado, o uzbeque Mekhrojbek Mamatkulov, chegou menos de um segundo atrás, 7min10s09. Jonas Gelsen, da Alemanha, venceu (7min06s93) e o português André Pinto (7min09s38) ficou em terceiro.

+ Brasil tem 18 atletas classificadas para os Jogos Olímpicos

Maria Nunes avança na Júnior

Na competição Júnior, para atletas sub-19 de remo, Maria Nunes venceu a segunda bateria classificatória e avançou direto para a semifinal. Foi apertado. Ela cravou 7min49s23 seguida pela italiana Aurora Spirito com 7min49s43 e pela checa Veronika Zamostna com 7min49s55. Só as duas primeiras conseguiram classificação direta, as outras três foram para a repescagem. Yu-Ru Lai, de Taipei, chegou em quarto com 8min18s06 e a egípcia Hannah Elsobky terminou na quinta posição com 8min38s35.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Remo