Siga o OTD

Brasil

O recorde olímpico de Gabriel Jesus nos Jogos do Rio-2016

Com a medalha de ouro conquistada pelo futebol masculino, Gabriel Jesus se tornou o brasileirom mais jovem a ser campeão olímpico

gabriel jesus brasileiro mais jovem a ser campeão olímpico na história
Gabriel Jesus marcou três gols na campanha que levou o Brasil à inédita medalha de ouro no futebol em 2016 (COB)

O brasileiro mais jovem a ser campeão olímpico conquistou o título na última edição dos Jogos Olímpicos, na Rio-2016. Além de ajudar o Brasil a acabar com o jejum no futebol, Gabriel Jesus alcançou o feito ao subir no lugar mais alto do pódio com 19 anos e 123 dias.

Antes de Gabriel Jesus, o título de brasileiro mais jovem a ser campeão olímpico pertencia a Marcos Soares, da vela. Ele conquistou a medalha de ouro ao lado de Eduardo Penido na classe 470 nos Jogos de Moscou-1980 quando tinha 19 anos e 156 dias, apenas 33 dias a mais do que atacante tinha em 2016, quando o Brasil derrotou a Alemanha nos pênaltis na final do futebol masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Eduardo Penido não só perdeu a condição de mais jovem brasileiro a ser campeão olímpico como também caiu para a terceira colocação por causa da medalha de ouro futebol. O segundo lugar passou a ser do volante Thiago Maia, apenas 11 dias mais velho do que Gabriel Jesus.

Antes dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o segundo lugar pertencia a Marcelo Negrão, que foi campeão olímpico no vôlei em Barcelona-1992 com 19 anos e 290 dias. Agora na quarta colocação, Negrão supera em apenas 50 dias a Gabriel Barbosa, o Gabigol, que fica na quinta colocação entre os mais jovens campeões olímpicos brasileiros. O atacante do Flamengo tinha 19 anos e 340 dias no dia da decisão contra a Alemanha.

Brasileiro mais jovem a ser campeão olímpico na história, Gabriel Jesus teve participação importante na conquista de 2016. Com três gols, o atacante foi vice-artilheiro do time, empatado com Luan, e apenas atrás de Neymar, que balançou a rede quatro vezes.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

O Brasil teve um mau início no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos ao empatar em 0 a 0 nas duas primeiras partidas, contra África do Sul e Iraque. A volta por cima aconteceu na última rodada da primeira fase com a goleada de 4 a 0 sobre a Dinamarca com direito a um gol de Gabriel Jesus.

Depois de passar pela Colômbia por 2 a 0 nas quartas de final, o Brasil atropelou Honduras por 6 a 0 na semifinal, partida em que Gabriel Jesus foi o destaque com dois gols marcados.

Na final, Gabriel Jesus teve participação discreta no jogo que terminou empatado em 1 a 1 com a Alemanha, com gol de falta de Neymar, e vencido pelo Brasil nos pênaltis por 5 a 4. Apesar disso, o atacante se tornou o brasileiro mais jovem a ser campeão olímpico.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Brasil