Siga o OTD

Prêmio Laureus

Brasil tem três indicados para o Prêmio Laureus World Sports

Ítalo Ferreira e Rayssa Leal são indicados na categoria Melhor Atleta de Ação do Prêmio Laureus, enquanto Chapecoense concorre ao Momento Esportivo mais inspirador da década 2000 – 2020.

Divulgação

A mídia esportiva mundial elegeu os indicados do 20o aniversário do Prêmio Laureus World Sports. Agora, os melhores atletas masculinos, femininos e as equipes irão aguardar pouco mais de um mês para conhecer o vencedor da renomada Estatueta Laureus na principal cerimônia de premiação internacional de esportes, em Berlim, no dia 17 de fevereiro.

O tenista três vezes vencedor do Prêmio Laureus e número um do mundo, Rafael Nadal, concorre ao Prêmio Laureus World Sportsman of the Year com Lewis Hamilton, hexacampeão mundial de Fórmula 1, Marc Márquez, seis vezes campeão de World MotoGP e Lionel Messi, hexacampeão Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Foram também indicados estão Eliud Kipchoge, o primeiro atleta a correr uma maratona em menos de duas horas e o lendário jogador de golfe Tiger Woods, que conquistou seu 15o Major Championship no Masters.

Na categoria Laureus World Sportswoman of the Year, Megan Rapinoe, Bola de Ouro e Chuteira de Ouro na Copa do Mundo Feminina da FIFA, concorre com a grande ginasta Simone Biles. São também concorrentes na mesma categoria, a estrelas do track and field Allyson Felix e Shelly-Ann Fraser-Pryce; a primeira tenista asiática a ser classificada numero um d mundo Naomi Osaka e a grande nadadora dos EUA, Mikaela Shiffrin.

Na categoria Laureus World Action Sportsperson of the Year os concorrentes são: os surfistas campeões do mundo Ítalo Ferreira e Carissa Moore; a vencedora do 2019 Action Sportsperson e campeã mundial de snowboarding Chloe Kim; a skateboarder brasileira de 11 anos, Rayssa Leal, conhecida como a ‘fadinha’. Ela é a mais jovem indicada para o Prêmio Laureus 2020. Também concorrem nesta categoria o campeão mundial de skateboarding dos EUA Nyjah Huston e a estrela canadense do snowboarding e medalhista de ouro nos X-Games Slopestyle, Mark McMorris.

As campeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Equipe de Futebol Feminino dos EUA e as vencedoras da Liga dos Campeões Liverpool FC são as indicadas na categoria Laureus World Team of the Year. Ao lado dessas equipes estão os hexa vencedores do Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores de Fórmula 1, Mercedes AMG Petronas, a seleção nacional de rúgbi da Africa do Sul, campeã da Rugby World Cup 2019, a primeira equipe canadense a vencer NBA Championship, Toronto Raptors e os bicampeões da FIBA World Cup, a equipe de basquete masculino da Espanha.

A adolescente sensação do tênis Coco Gauff concorre na categoria revelação Laureus World Breakthrough of the Year com a tenista canadense e a primeira mulher a vencer o US Open na sua estreia, Bianca Andreescu; o primeiro colombiano a vencer o Tour de France, Egan Bernal; os pioneiros da Copa do Mundo de Rúgbi, a equipe masculina do Japão; o ex-campeão mundial de Boxe de pesos pesados Andy Ruiz Jr e a estrela da natação dos EUA, Regan Smith.

Os indicados na categoria Laureus World Comeback of the Year materializam o verdadeiro espírito, a determinação e a persistência de atletas que superaram adversidades para voltar ao esporte. Andy Murray, que conquistou seu primeiro título ATP em 31 meses no European Open após duas cirurgias no quadril, concorre com os reis da superação da semifinal da UEFA Champions League, o Liverpool, uma rara indicação em duas categorias. Também indicados estão a piloto alemã de Fórmula 3 Sophia Flörsch, que voltou às pistas após seu carro ter se chocado contra um guardrail a 272 km por hora durante uma corrida em 2018, a estrela australiana do rúgbi Christian Lealiifano que voltou a representar o seu país na Copa do Mundo após vencer a leucemia, a estrela do basquete Kawhi Leonard, que superou uma lesão para ajudar o Toronto Raptors em seu primeiro NBA Championship e o nadador americano Nathan Adrian que venceu o câncer de próstata para conquistar seus 15o e 16o títulos mundiais.

Seis dos maiores atletas com deficiência física de 2019 estão entre os indicados para o Prêmio Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability. A cubana Omara Durand, a atleta paralímpica mais rápida do mundo em 2019 concorre com o holandês Diede de Groot, cadeirante do tênis, o esquiador e ciclista paralímpico dos EUA, Oksana Masters, o paraciclista e paratriatleta holandês Jetze Plat, a estrela suíça da maratona e recordista mundial da T54 800m Manuela Schär e a hepta medalhista de ouro da natação no World Championship 2019, Alice Tai.

Os fãs do esporte também podem votar no 20o aniversário do Prêmio Laureus World Sports, através do Momento Esportivo Laureus: a eleição pública 2000 – 2020, que celebrará o poder transformador do esporte e reforçará a mensagem do 20o aniversário: “O esporte nos une”. O Prêmio Momento Esportivo Laureus lista 20 histórias do esporte nas últimas 2 décadas que deixaram sua marca no mundo, demonstrando valores esportivos como: fair play, humanismo, superação de adversidades, dedicação e força de união por meio do esporte. Todos esses valores são fundamentais no movimento Laureus. Chapecoense foi vencedor do prêmio em 2018 e concorre de novo ao prêmio como os ‘Eternos Campeões’, em referência ao amistoso que homenageou as vítimas do acidente aéreo ocorrido em novembro de 2016. Na partida, em agosto de 2017, um amistoso contra o Barcelona, o zagueiro Alan Ruschel jogou os primeiros 35 minutos da partida contra Barcelona e foi aplaudido de pé. Agora, os fãs de esporte podem eleger o seu momento favorito entre os 20 indicados da lista, no site laureus.com/vote.

A cerimônia de entrega dos Prêmios Laureus World Sports, que reconhecem as conquistas esportivas em 2019, é o principal evento do calendário esportivo internacional. Os vencedores, escolhidos por 68 membros da Laureus World Sports Academy, serão revelados na cerimônia de entrega do prêmio, no dia 17 de fevereiro, em Berlim.

Foi na cerimônia inaugural de entrega do Prêmio Laureus World Sports em 2000, que o fundador e patrono do Laureus, Nelson Mandela disse as palavras que deram origem ao momento mundial Sport for Good. Passados 20 anos, estas palavras ainda norteiam o Laureus atual – “O esporte tem o poder de mudar o mundo; de unir as pessoas como poucas outras coisas conseguem”. O esporte une estrelas, fãs e jovens participantes do Laureus Sport for Good ao redor do mundo.

Mais em Prêmio Laureus