Siga o OTD

Judô

Brasil sai de Baku com medalhas e olho no ranking

Encerrada a competição no Azerbaijão, expectrativa é para a atualização do ranking mundial para saber quem vai ao Mundial de Tóquio

Mayra Aguiar perdeu na repescagem para japonesa atual campeã mundial (Emanuele di Feliciantonio/FIJ)

Dezessete brasileiros subiram no tatame entre sexta-feira (10) a domingo (12) para disputar o Grand Slam de Baku de judô, no Azerbaijão. Foi a última oportunidade que eles tiveram para tentar uma vaga na seleção brasileira que vai ao Mundial de Tóquio, marcado para agosto.

Após o fim do Grand Slam de Baku, os nove melhores brasileiros no ranking mundial em cada naipe, independente da categoria, terão vaga garantida para o Mundial de Tóquio de judô. No feminino descarta-se da lista Erika Miranda, que se aposentou, e Jéssica Pereira, suspensa preventivamente por doping.

+ CONFIRA COMO ESTÃO OS RANKINGS MASCULINO E FEMININO

O melhor dia do Brasil foi a sexta-feira, o primeiro da competição. Foram dois ouros, para Rafaela Silva e Felipe Kitadai, além de um bronze para Larissa Pimenta. No sábado Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy (81kg) ficaram na fase classificatória. No domingo, a mesma coisa para Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

No último dia, Mayra Aguiar foi a que caminhou mais e chegou até a repescagem, onde acabou eliminada por Shori Hamada, japonesa atual campeã mundial. Maria Suelen caiu logo na primeira luta, para a eslovena medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, Anamri Velensek. Rafael Macedo e Rafael Buzacarini perderam na segunda disputa.

 

No feminino, Mayra Aguiar e Maria Suelen já estão garantidas no Mundial de Tóquio. Ambas são as duas melhores brasileiras do ranking, sendo que Mayra é a número um do mundo em sua categoria e Maria Suelen, a terceira. Entre os homens, Rafael Buzacarini era o décimo entre os brasileiros e Rafael Macedo o quinto antes de começar o Grand Slam de Baku.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô