Siga o OTD

Judô

Minas e Pinheiros saem na frente na Taça Brasil Sub-21

Competição começou neste sábado e definiu os campeões dos pesos Ligeiro, Meio-Leve, Leve e Meio-Médio

Michael Marcelino venceu nos 66kg (Foto: Lara Monsores/CBJ)

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Taça Brasil Sub-21 de Judô começou neste sábado (11) levando à Arena Minas, em Belo Horizonte, judocas das categorias Ligeiro, Meio-Leve, Leve e Meio-Médio em busca das medalhas e dos 180 pontos no Ranking da Base CBJ.

Com os resultados do primeiro dia, o Minas Tênis Clube lidera parcialmente o quadro geral feminino, com dois ouros, e o Esporte Clube Pinheiros está em primeiro no masculino, com um ouro e dois bronzes.

Na parte da manhã, foram definidos os pesos Ligeiro e Meio-Leve nos dois naipes. Destaque para os campeões João Paulo Correia (60kg/EC Pinheiros), Michael Marcelino (66kg/Sesi-SP), Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube) e Maria Taba (52kg/Minas Tênis Clube).

João venceu a final contra Luís Coelho (60kg/Clube Paineiras do Morumby); Marcelino bateu João Santos (66kg/Minas Tênis Clube); Amanda superou Aléxia Nascimento (48kg/Judô Futuro) e Taba ganhou de Bárbara Vitorino (52kg/São João Tênis Clube).

Parte da tarde

O período da tarde da Taça Brasil Sub-21 de Judô foi protagonizado pelas disputas nos pesos Leve e Meio-Médio, que tiveram como campeões os judocas Jeferson Santos Jr (73kg/Instituto Reação), Shirlen Nascimento (57kg/AD São Caetano), Gabriella Moraes (63kg/São Bernardo do Campo) e Marcelo Gomes (81kg/Judô Belarmino), que não conteve a emoção e foi às lágrimas após derrotar Guilherme Schimidt, do Minas, na final.

“Passei por algumas dificuldades pessoais nos últimos meses e cheguei a pensar em desistir, sair do judô definitivamente. Acho que eu consegui desabafar aqui no tatame, foi emocionante e por isso que esse título foi muito importante para mim”, revelou Marcelo.

Mais Taça Brasil Sub-21

As outras finais do dia também guardaram uma pitada de emoção e rivalidade. No 73kg, Jeferson Santos Jr, do Reação, derrotou Pedro Medeiros, da Umbra, ambos do Rio de Janeiro.

No 57kg, Shirlen Nascimento venceu Thayane Lemos, também do Reação. E no 63kg, a vice-campeã mundial juvenil, Gabriella Moraes, levou a melhor sobre Ryanne Lima, da Sogipa.

A Taça Brasil Sub-21 de Judô continua neste domingo, 12, com as disputas das categorias Médio, Meio-Pesado e Pesado, a partir das 10h.

A competição vale pontos que definirão, após o Estágio Internacional de Leibnitz, na Áustria, os classificados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, na Colômbia, neste ano. Os líderes do ranking nacional sub-21 após Leibnitz serão os classificados.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô