Siga o OTD

Judô

Brasil fica nas classificatórias no segundo dia em Baku

Ketleyn Quadros e Eduardo Yudy perderam para medalhistas olímpicos na segunda rodada. Davi Lima e Ellen Santana ficaram na estreia

Ketleyn Quadros ao vivo mundial de judô
Ketleyn Quadros não passou pela campeã olímpica (IJF/arquivo)

O sábado (11) foi curto para os brasileiros no Grand Slam de Baku de judô. No segundo dia de competições, Ketleyn Quadros, Eduardo Yudy, Davi Lima e Ellen Santana perderam ainda na fase classificatória e o país ficou sem representantes na disputa por medalhas.

O Grand Slam de Baku é a última oportunidade que os brasileiros têm para tentar uma vaga na seleção brasileira de judô que vai ao Mundial de Tóquio de judô, marcado para agosto. Após o fim da competição, os nove melhores no ranking mundial em cada naipe, independente da categoria, terão vaga garantida.

Dos quatro que lutaram neste sábado, Eduardo Yudy (81kg) entrou no campeonato como o oitavo da lista. Atrás dele estavam Charles Chibana (66kg), que lutou na sexta (10) e foi eliminado na primeira luta, e Rafael Buzacarini (100kg), que vem crescendo nos últimos torneios e luta domingo (12). Felipe Kitadai (60kg) foi campeão na sexta e pode entrar na briga.

Davi Lima (73kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Ellen Santana (70kg) estão para trás nas listas de seus respectivos naipes.

+ CONFIRA COMO ESTÃO OS RANKINS MASCULINO E FEMININO

No domingo lutam, além de Buzacarini, Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rafael Macedo (90kg). As lutas classificatórias começam às 3h pelo horário de Brasília. As disputas por medalha começam às 10h e você assiste ao vivo o bloco final a partir das 10h. Na sexta, além do ouro de Kitadai, Rafaela Silva também foi campeã e Larissa Pimenta conseguiu mais um bronze.

Dia de eliminações no Grand Slam de Baku

Ketleyn Quadros começou sua campanha no Grand Slam de Baku de judô com uma vitória por ippon sobre a russa Valentina Kostenko. Depois enfrentou a atual campeã olímpica, número dois do mundo e primeira cabeça de chave do torneio, a eslovena Tina Trstenjak. A brasileira perdeu no início do golden score por ippon.

Eduardo Yudy passou pelo britânico Stuart Mcwatt por waza-ari na estreia, mas logo a seguir foi derrotado por Antoine Valois-Fortier. O canadense foi medalha de bronze em Londres 2012 e é atual bicampeão do Campeonato Pan Americano, derrotando Yudy na semifinal, em Lima.

Ellen Santana foi derrotada pela britânica Gemma Howell, e Davi Lima perdeu para o português Nuno Saraiva.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô