Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Aline Rocha e Cristian Ribera serão os porta-bandeiras do Brasil

Dupla do esqui cross-country vai carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Aline e Cristian ostentam bandeira brasileira pequim-2022 jogos paralímpicos de inverno
Aline e Cristian ostentam bandeira brasileira na China | Foto: Ale Cabral/CPB

O presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Mizael Conrado, anunciou no início da manhã desta quarta-feira (2) os nomes de Aline Rocha e Cristian Ribera como porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Pequim.

A paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera, ambos do esqui cross-country, terão o privilégio de ostentar o pavilhão brasileiro no famoso Estádio Ninho do Pássaro, o mesmo que recebeu os Jogos Paralímpicos de verão, em 2008, na capital chinesa.

“Tenho a mais absoluta certeza que eles e os demais integrantes da nossa delegação nos encherão de orgulho na neve chinesa”, disse Mizael em seu perfil no Twitter.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Braba das neves

“Uma honra imensa representar o meu país nos Jogos e ainda por cima ser porta-bandeira junto com o Cristian, uma emoção muito grande”, comentou Aline Rocha, 31, paranaense de Pinhão, que vai para sua terceira participação em Jogos Paralímpicos e, em duas oportunidades, ter sido escolhida a porta-bandeira do Brasil.

Ela disputou as provas de atletismo no Rio 2016, dois anos mais tarde, na cidade coreana de PyeongChang, foi a primeira mulher da América Latina a disputar os Jogos de Inverno, quando também foi a portadora do pavilhão nacional.

Aline Rocha fica em 5º e Cristian Ribera em 8º no Mundial Paralímpico de inverno
Aline Rocha, atleta paralímpica do do esqui cross-country (Instagram/alinerocha.oficial)

+ Ucrânia confirma participação na Paralimpíada de Inverno

“Foi uma homenagem em PyeongChang ao Dia Internacional da Mulher, já que a cerimônia ocorreu em 8 de março. Eu chorei muito, um misto de emoção, não sei explicar direito, surpresa, alegria. Quando a gente está ali na área do cerimonial passa aquele filme na cabeça e a gente percebe que aqueles quatro anos do ciclo de treinamentos e dedicação valeram a pena e a recompensa chegou”, explicou a atleta que ficou paraplégica após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos.

Fera das neves

A função de porta-bandeira em Pequim-2022 tampouco é uma novidade para Cristian Ribera. Ele foi o responsável por carregá-la no encerramento dos Jogos de PyeongChang.

“Lá na Coreia do Sul foi muito especial. Eu não fui porta-bandeira na abertura, mas só de entrar no estádio já foi uma emoção inesquecível. Poder ser o porta-bandeira junto com a Aline vai ser super especial, vamos curtir o máximo, e, na medida do possível, fazer nossa festa”, concluiu o atleta de Cerejeiras, Rondônia, que nasceu com artrogripose, doença congênita das articulações das extremidades, e desde os três meses de vida mora em Jundiaí, São Paulo.

Cristian Ribera para ski cross country ranking
Cristian Ribera é um dos destaques no esqui cross-country (divulgação/CBDN)

Tanto Cristian como Aline estreiam nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim-2022 na noite (no Brasil) do domingo (5) no esqui cross-country nas provas longas 15km para as mulheres e 18km para os homens.

Brasil na China

Seis atletas representarão o Brasil na edição de inverno dos Jogos de Pequim-2022. Esta é a maior delegação do país na competição, cuja cerimônia de abertura será realizada na manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira, 4. A participação do Brasil em Jogos de Inverno não é exatamente uma novidade, dado que o país já se fez presente nas duas edições anteriores: em Sochi 2014, com dois atletas, e em PyeongChang 2018, com três.

Além da dupla, a médica da delegação em Pequim, Cassiana Pisanelli, e o chefe da delegação brasileira na China, Anders Pettersson, também vão desfilar no Ninho do Pássaro na noite (na China) de sexta-feira (4).

Mais em Paralimpíada Todo Dia