Siga o OTD

Pequim 2022

Guia do Curling nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Confira as informações e detalhes para acompanhar o curling de cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Curling de cadeira de Rodas Brasil
Brasil ainda está formando sua primeira equipe de curling de cadeira de rodas (Gustavo Longo/Brasil Zero Grau)

Guia do Curling nos Jogos Paralímpicos de Inverno

O queridinho dos Jogos Olímpicos também está presente no Jogos Paralímpicos. O curling de cadeira de rodas é um dos dois esportes de gelo que integram o programa paralímpico. Está presente desde a edição de 2006, em Turim, na Itália, e é destinado a atletas com qualquer tipo de deficiência que afete os membros inferiores.

A lógica é a mesma: lançamento de uma pedra de granito de 20 quilos pelo gelo até a direção de um alvo (chamado de casa). As equipes se alternam nas jogadas e, no fim, apenas a pedra mais próxima do centro pontua. Vence a partida quem somar mais pontos.

As disputas

Há apenas uma disputa nos Jogos Paralímpicos porque trata-se de um esporte misto. Ou seja, a equipe de quatro atletas é formada por homens e mulheres. Além disso, as partidas são divididas em oito ends (períodos) e em cada um deles o time lança oito pedras. Outra diferença é a ausência dos varredores para mudar a trajetória e velocidade das pedras.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Local de competição

Os jogos do Curling de cadeira de rodas acontecerão no icônico Cubo D’Água, sede da natação nos Jogos de Verão, em 2008, e transformado em Cubo de Gelo para os Jogos de Inverno de 2022. As primeiras quatro partidas acontecerão a partir das 3h35 do dia 5 de março. Destaque para o confronto entre China e Canadá.

As categorias

Por ser uma disputa mista por equipes, não há categorias nos Jogos Paralímpicos de Inverno. São permitidos atletas que tenham algum tipo de deficiência física nos membros inferiores, incluindo lesões na medula espinhal, paralisia cerebral, esclerose múltipla e amputação das pernas.

A Federação Mundial de Curling (WCF) lista seis condições prévias e o atleta precisa apresentar um dos requisitos: perda de potência, amputação de membros inferiores, hipertonia (aumento anormal do tônus muscular), incoordenação, restrição de movimento e combinação de deficiências.

Fique de Olho!

Canadá é o grande campeão dos Jogos Paralímpicos de Inverno com três ouros em quatro edições. Contudo, a seleção da China é a grande favorita ao título nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. O país, comandado por Wang Haitao, é o atual campeão olímpico e mundial.

O Brasil no Curling de Cadeira de Rodas

O Brasil ainda não possui uma equipe na modalidade e, portanto, não tem representantes nesta edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Contudo, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) está realizando diversas atividades para recrutar jogadores e participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.

Mais em Pequim 2022