Siga o OTD

Pequim 2022

Itália vence a décima e chega invicta na final do curling

Dupla mista formada por Stefania Constantini e Amos Mosaner enfileira vitórias sobre os gigantes da modalidade e agora pega a atual vice-campeã mundial Noruega na disputa do ouro

Stefania Constantini e Amos Mosaner Itália curling duplas mistas Itália Pequim 2022 Jogos Olímpicos de Inverno Jogos de Inverno
Stefania Constantini e Amos Mosaner venceram todas até agora (twitter/worldcurling/arquivo)

A Itália deu uma verdadeira surra na Suécia e está classificada para a final das duplas mistas no curling dos Jogos de Inverno Pequim 2022. Stefania Constantini e Amos Mosaner fizeram 8 a 1 em Oskar Eriksson e Almida de Val, que reconheceram a derrota ainda antes dos oito ends que formam uma partida. Foi nada menos do que a décima vitória italiana em dez partidas até agora. A decisão será contra a dupla da Noruega atual vice-campeã mundial Magnus Nedregotten e Kristin Skaslien.

Os noruegueses bateram os campeões mundiais Jennifer Dodds e Bruce Mourat, competindo pela Grã-Bretanha, por 6 a 5 em uma decisão emocionante no último lançamento do duelo feito por Skaslien. As duas semifinais foram disputadas nesta segunda-feira (7) no Cubo de Gelo, na capital chinesa. A final entre Itália e Noruega será às 9h05 de terça-feira (8) pelo horário de Brasília, no mesmo local.

Kristin Skaslien Noruega curling duplas mistas Pequim 2022 Jogos Olímpicos de Inverno Jogos de Inverno
Kristin Skaslien (twitter/worldcurling/arquivo)

Ninguém segura

A Itália está longe de ser uma das nações mais tradicionais no curling, seja na variação masculina, feminina ou nas duplas mistas. Esta última é a mais recente, entrou no programa olímpico na edição anterior dos Jogos, em Pyeongchang 2018. Os italianos não competiram nem no masculino e nem no feminino em Sochi 2014 e, quatro anos depois, disputaram apenas no masculino com um modesto nono lugar entre dez participantes.

Os resultados começaram a aparecer ano passado com uma boa campanha no Mundial, já com Mosaner e Constantini. Agora em Pequim, foi o melhor time da fase de grupos vencendo todos os nove adversários, inclusive os suecos por 12 a 8 e os noruegueses por 11 a 8. A nona e última vitória foi sobre o Canadá, atual campeão olímpico, por 8 a 7. Em 2018, o país da América do Norte levou o ouro com oito vitórias e uma derrota, sendo que oito equipes disputaram a competição. Em Pequim 2022 são dez times.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

A Suécia, por outro lado, é um dos peso-pesados do curling. Foi ao pódio nos dois naipes em Sochi-2014, prata no feminino e bronze no masculino, e fez as finais no feminino e masculino quatro anos mais tarde em Pyeongchang, vencendo entre as mulheres. Nas duplas mistas, não competiu em 2018, mas no ano passado já passou a ocupar o lugar que a tradição lhe exige e chegou na medalha de bronze no Mundial. Agora tentará repetir o feito na disputa do terceiro lugar contra a Grã-Bretanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rivalidade e troco

Na outra semifinal do dia, Noruega e Grã-Bretanha fizeram uma disputa de gigantes com uma boa pitada de rivalidade. Eles reeditaram a final do Mundial do ano passado, sendo que naquela ocasião Dodds e Mourat competiu sob a bandeira da Escócia – ambos são escoceses, país onde a modalidade foi criada. Lá, venceram Nedregotten e Skaslien por 9 a 7 após estarem perdendo por 7 a 5 até o sexto dos oito ends. Agora em Pequim 2022, Nedregotten e Skaslien, medalhistas de bronze na edição de 2018 dos Jogos de Inverno, já havia ganhando na fase de grupos por 6 a 2 e na semifinal fizeram os 6 a 5 marcando o sexto ponto no martelo, o último lançamento, do oitavo end, com um ataque preciso de Skaslien.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pequim 2022