Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Danilo Fagundes fica entre os dez melhores no Campeonato Italiano

Brasileiro foi o nono dentre 27 pentatletas da competição e agora permanece na Itália para período de treinamentos visando garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Laser-run pentatlo moderno competição virtual na quarentena - Danilo Fagundes
(Reprodução/Instagram/arquivo)

O brasileiro Danilo Fagundes ficou no Top 10 do Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, realizado neste fim de semana. O carioca somou 1.340 pontos e foi o nono colocado dentre os 27 pentatletas que participaram do torneio. Danilo foi o único estrangeiro na competição realizada em Roma.

As disputas de sexta (4), sábado (5) e domingo (6) aconteceram nas arenas do centro olímpico italiano, o Acqua Acetosa. O primeiro dia do torneio foi dedicado apenas às mulheres, com 15 pentatletas. No sábado, os homens encararam apenas a esgrima e no domingo as outras quatro modalidades.

Na luta com a espada, Danilo Fagundes teve 12 vitórias e 17 derrotas, garantindo 202 pontos. Na natação, terminou os 200 metros estilo livre em 2min11s85, somando mais 287. Nos saltos com o cavalo do hipismo, perdeu apenas nove pontos, garantindo 291. Já no laser-run, terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 12min20s53, transformados em 560 pontos.

O grande campeão do Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno foi Nicola Benedetti, que somou 1.405 pontos. A prata ficou com Giorgio Malan, que chegou aos 1.377 pontos, e o bronze com Emanuele Tromboni, com 1.373.

+ Skate e surfe ficam, caratê sai e breaking é a novidade em Paris

No feminino, o ouro foi para a experiente Alice Sotero, 29, que conquistou 1.359 pontos. O segundo lugar foi para Alessandra Frezza, 25, com 1.293 pontos, e o terceiro para Beatrice Mercuri, 20, com 1.272.

Brasil – Itália

Atual líder do ranking nacional e heptacampeão brasileiro, Danilo Fagundes vai continuar na Itália até o início de janeiro para continuar se aperfeiçoando na modalidade, treinando com a equipe local. É a segunda vez em menos de um ano que ele passa uma temporada por lá. A última foi de fevereiro a julho deste ano.

Antes de ir para a Itália, no início de novembro, Danilo passou duas semanas na Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Portugal. A viagem a Rio Maior serviu para ele adaptar seus treinamentos ao fuso-horário, bem como serviu como um período de quarentena obrigatória por causa da covid-19.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O carioca compete de olho em uma das vagas do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atualmente, ele é o melhor brasileiro no ranking que está sendo formado para definir os últimos classificados da modalidade nas Olimpíadas do Japão. Das quatro possíveis vagas, o país garantiu uma, com Ieda Guimarães.

Mais em Pentatlo Moderno