Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Sul-Americano de tiro e salto em casa terá 11 brasileiros

Com disputa adaptada para ser realizada de casa, competição sul-americana contará com a base do pentatlo moderno brasileiro

Ana Clara Bezerra, atleta do pentatlo moderno - Divulgação/CBPM

Com 11 representantes, o Brasil está presente no Campeonato Sul-Americano virtual de tiro a laser e salto em casa. A competição começa nesta quinta-feira (16) e vai até domingo (19), reunindo 118 pentatletas de oito países. Além dos brasileiros, o torneio também terá competidores de Argentina, Bolívia, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

Organizado pela FEPM (Federação Equatoriana de Pentatlo Moderno), o Sul-Americano terá suas disputas feitas por videoconferência, com eventos em praticamente todas as categorias da modalidade olímpica (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19, Júnior e Sênior). O Brasil estará presente em quatro delas (Sub-19, Sub-15, Sub-14 e Sub-11).

Como funciona

A disputa consiste em séries com 20 saltos sobre uma estrutura montada com até 30 centímetros de altura, intercalados com cinco acertos de tiro, dependendo da categoria. Além da pistola a laser e do alvo, o atleta precisa ter uma mesa de apoio para os tiros, uma estrutura para os saltos e uma régua para medir a altura.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

sul-americano de pentatlo moderno tiro e salto em casa
Gustavo Sanches, atleta do pentatlo moderno – Divulgação/CBPM

Durante a prova, o pentatleta terá que ficar a 10 metros de distância do alvo. A cada disparo, ele terá que tocar com a pistola na mesa de apoio. A estrutura dos saltos deverá ser montada entre o local de tiro e o alvo.

+ Atletas treinam à distância com técnicos durante pandemia

Eliminatórias

Nesta quinta (16), todos os atletas vão participar de uma rodada classificatória para a formação de um ranking. A partir daí, serão realizadas eliminatórias, iniciando o confronto entre o primeiro e o último colocado de cada qualificação e assim sucessivamente. A dinâmica seguirá até, consequentemente, chegar aos semifinalistas e finalistas.

Os campeões e os vice-campeões do Sul-Americano de tiro e salto em casa vão receber um certificado digital especial. O terceiro colocado só ganhará o documento caso haja mais de 10 inscritos em sua categoria. Todos os demais competidores terão um certificado similar por participação.

+ Marcela Mello fica com o vice no Pan-Americano ‘caseiro’

sul-americano de pentatlo moderno tiro e salto em casa
João Victor Acioly, atleta do pentatlo moderno – Divulgação/CBPM

Brasileiros inscritos

Feminino
Ana Clara Bezerra, 14 anos: sub-15 (14 inscritos)
Maria Eduarda Costa, 14 anos: sub-15
Ana Luiza Teixeira, 13 anos: sub-15
Isabela Zucchi, 11 anos: sub-13 (10 inscritos)
Maria Kauany, 13 anos: sub-13
Isabella Costa, 9 anos: sub-11 (6 inscritos)

Masculino
Gustavo Dias Sanches, 16 anos: sub-17 (22 inscritos)
João Victor Acioly, 15 anos: sub-17
Bryan Santos, 14 anos: sub-17
Rômulo Bandeira, 14 anos: sub-15 (15 inscritos)
João Marcos Santos, 12 anos: sub-13 (5 inscritos)

Mais em Pentatlo Moderno