Siga o OTD

OTD em Paris

Comitê de Paris-2024 fala sobre a volta de russos às competições

Comitê Organizador de Paris-2024 fala sobre o retorno de russos às competições internacionais

A Rússia vai poder participar dos Jogos Olímpicos? A questão voltou à tona após a notícia de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai pedir ao líder francês Emmanuel Macron que ele impeça a participação de atletas russos e belarrussos nos Jogos de 2024. A direção do Comitê Organizador da Olimpíada falou sobre o tema nesta semana, acompanhado pelo OTD em Paris.

+ Nicole Silveira abre Mundial de Skeleton em 16º lugar

Durante a primeira coletiva de 2023 realizada pelo Comitê Organizador dos Jogos, o presidente da instituição, Tony Estanguet, se eximiu de responsabilidade sobre tema. Ele apontou que essa questão deve ser decidida pelos comitês olímpico e paralímpico internacionais.

“O que também pode ser dito, no que diz respeito às regras de qualificação, é que as competições para se classificar para os Jogos são gerenciadas pelas federações internacionais e os atletas já começaram a disputar primeiras competições qualificatórias internacionais para os Jogos de 2024”, lembrou.

Segundo Estanguet, “para a esmagadora maioria, atualmente as delegações russas não podem participar e estão excluídas dessas primeiras competições qualificatórias.”

O presidente de Paris-2024 deu uma estimativa de quando os órgãos que dirigem a Olimpíada e a Paralimpíada devem se posicionar e demonstrou apoio à Ucrânia.

“Imagino que saberemos a decisão até o final de 2023. Obviamente, como um comitê de organização, precisamos dar um passo atrás. A prioridade não são as regras de qualificação para os Jogos, mas apoiar o fim deste conflito e apoiar a Ucrânia em relação ao que está acontecendo. Esperamos que o papel universal dos Jogos possa ser preservado em 2024”, defendeu.

Sugestão de Bach incomoda

Nas últimas reuniões com federações internacionais e comitês nacionais, o presidente do COI, Thomas Bach, mostrou-se inclinado a apoiar a volta de atletas russos e bielorussos às competições, desde que eles utilizem uma bandeira neutra.

Pelo dirigente, o retorno já aconteceria nas próximas competições qualificatórias continentais, que acontecerão nos próximos meses.

A postura de Bach incomodou o presidente ucraniano. Zelensky teria reportado a insatisfação diretamente a Macron. O líder da França, por sua vez, teria apaziguado a situação ao dizer que o esporte não deve ser politizado. Ele também falou que atletas de todo mundo deveriam participar do mesmo, mesmo que seus países estejam em greve.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Há a expectativa de que Zelensky faça um pedido formal a Macron para que ele intervenha sobre o assunto. A França é uma das principais aliadas da Ucrânia em relação à guerra até mesmo com envio de armas.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em OTD em Paris