Siga o OTD

OTD em Paris

Paris-1900 teve provas ‘malucas’ e estreia feminina nos Jogos

OTD em Paris traz histórias e detalhes curiosos da primeira Olimpíada sediada na capital francesa, em 1900

Sede dos Jogos Olímpicos, Paris vai receber o megaevento pela terceira vez. A capital francesa sediou as Olimpíadas de 1900 e 1924, ainda nas primeiras edições da Era Moderna. Evidentemente, ambos os eventos foram bem diferentes daquilo que estamos acostumados atualmente. O Olimpíada Todo Dia foi atrás de detalhes das duas edições e reuniu algumas das histórias mais curiosas no OTD em Paris desta semana. Assista!

+ Nado artístico terá homens pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Paris-2024

Para saber mais informações sobre as Olimpíadas sediadas anteriormente por Paris, conversamos com o historiador e professor Sylvain Bouchet. Ele explica que a edição de 1900 não recebeu o nome de Jogos Olímpicos, isto porque ela foi uma competição esportiva submetida a um evento gigantesco, a chamada Exposição Universal.

Organização falha

Para se ter uma dimensão deste evento (Exposição), foi por conta dele que Paris recebeu o principal cartão-postal da cidade: a Torre Eiffel. Não por acaso, o idealizador dos Jogos da Era Moderna, Barão de Coubertin, queria atrelar a imagem da Olimpíada à da Exposição. No entanto, o Barão não se dava bem com o comissário-geral da Exposição, chamado de Alfred Picard.

Barão de Coubertin criador dos Jogos Olímpicos (Foto- Creative Commons)
Barão de Coubertin era conservador (Foto- Creative Commons)

Segundo Bouchet, Picard fez de tudo para arruinar os planos olímpicos de Pierre de Coubertin e até que conseguiu. O Barão foi obrigado a aceitar a ideia de que o que seria realizado em Paris em 1900 não seria os Jogos Olímpicos, mas sim os “Concursos Internacionais de Exercícios Físicos”.

A fim de dar continuidade ao Movimento Olímpico, que ainda era jovem e incipiente, Barão de Coubertin se deu por vencido e acatou o solicitado por Bouchet. Atualmente, Paris-1900 é validada como a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, apesar deste não ser o entendimento da época.

Parte esportiva deixada de lado

Sylvain disse que a exposição foi um sucesso e atraiu dezenas de milhões de visitantes por um período de quase seis meses, mas as competições esportivas não foram muito faladas porque ficaram em segundo plano em meio a vários espetáculos, monumentos a serem visitados e diversas conferências.

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-1900

Barão de Coubertin tinha a ideia de recriar em Paris a atmosfera de Olímpia, cidade grega que é o berço das Olimpíadas. No entanto, mais uma vez ele foi barrado em Alfred Picard. O comissário acreditava que a exposição não era o local adequado para se remeter ao passado, mas sim a pensamentos e obras que diziam respeito ao futuro e ao progresso da cidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Enquanto marcada por uma organização falha, Paris-1900 também se destacou com algumas peculiaridades na parte esportiva, com uma diversidade de modalidades. Houve, por exemplo, provas de automobilismo e corrida de balão. Por outro lado, os Jogos de 1900 também ficaram marcados pela estreia das mulheres nas Olimpíadas. No entanto, o número ainda foi baixo: apenas 22 dos cerca de mil participantes representavam o sexo feminino.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em OTD em Paris