Siga o OTD

Paris 2024

Nado artístico terá homens nos Jogos Olímpicos pela primeira vez

Paris 2024 será a primeira Olimpíada com a participação de homens nas disputas do nado artístico

nado artístico homens paris 2024
(Foto: Reprodução/COB)

Pela primeira vez na história, o nado artístico contará com a presença masculina nos Jogos Olímpicos. Após aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a World Aquatics anunciou nesta quinta-feira (22) que os homens estarão elegíveis para participar da competição por equipes em Paris-2024. Além da mudança, a entidade ainda divulgou o sistema qualificatório olímpico da modalidade para os Jogos.

+ Sistema qualificatório do atletismo para Paris-2024 é divulgado

Anteriormente chamado de nado sincronizado, o nado artístico está no programa olímpico desde Los Angeles-1984. Desde sempre, apenas mulheres competiram na modalidade nos Jogos, seja na disputa individual (solo), em dupla (dueto) ou por equipes. Em Paris-2024, este cenário mudará e os homens debutarão na modalidade em Jogos Olímpicos.

Apenas dois eventos do nado artístico serão disputados em Paris-2024: dueto e equipe. Segundo anunciado pela World Aquatics, os atletas masculinos estarão elegíveis para competir apenas na disputa por equipes. Cada time é composto por oito atletas, sendo que dois deles poderão ser homens. Na disputa por duetos, apenas as mulheres seguirão competindo.

Murillo Cunha Valentina Ambrósio Mundial Júnior de nado artístico
Valentina Ambrósio e Murillo Cunha no Mundial Júnior (Foto: reprodução/Fina TV)

Apesar de ser a primeira vez que competirão em Jogos Olímpicos, os homens já vêm participando de eventos internacionais de nado artístico há algum tempo. O Mundial de 2015 foi o primeiro com a presença masculina, nos duetos mistos. Neste ano, o Mundial Júnior, realizado no Canadá, contou com a presença da disputa do solo masculino, prova inédita.

“A inclusão de homens no nado artístico olímpico já foi considerado um sonho impossível. Isto prova que todos devemos sonhar alto. Os atletas masculinos resistiram. Agora, com perserverança e apoio de muitos, todos os atletas podem estar ao lado uns dos outros igualmente, buscando a glória olímpica”, disse o norte-americano Bill May, primeiro campeão mundial no dueto misto.

Qualificação

As disputas do nado artístico na Olimpíada de Paris 2024 acontecerão no Centro Aquático entre 05 e 10 de agosto. Ao todo, 96 atletas competirão na modalidade, sendo que oito deles serão do país-sede. Para se classificar para a disputa por equipes, um país deverá vencer seu campeonato continental (no caso das Américas, os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023) ou ficar no top-5 do Mundial de 2024, que acontecerá em Doha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os países classificados para a disputa por equipes também garantirão vaga automática na disputa do dueto. Além disso, o vencedor de seu campeonato continental também carimbará o passaporte para Paris-2024. O Mundial de Doha-2024 distribuirá as vagas restantes, sendo um máximo de 18 duetos, para completar o número total de 96 atletas na modalidade.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024