Agenda do dia 29 de agosto – Jogos Paralímpicos de Paris-2024
[event_list title=”AGENDA DO DIA” team=”0″ league=”223734″ season=”235821″ venue=”0″ status=”default” format=”default” date=”range” date_from=”2024-08-29″ date_to=”2024-08-29″ date_past=”” date_future=”” date_relative=”0″ day=”” number=”5000″ order=”default” columns=”event,teams,time,league” show_all_events_link=”0″ align=”none”]Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam para valer nesta quinta-feira, dia 29 de agosto e o Brasil pode disputar até 14 finais na estreia da competição. Confira acima a agenda completa dos atletas do país.
- “Seleção e clube estão alinhados”, diz Gabi após notícia sobre suposto veto
- Thiago Wild vence e avança às quartas do Challenger 75 de Como
- Isabelle Haak faz 42 pontos, mas Itália elimina Suécia e vai à semifinal
- Etapa Nordeste II do Brasileiro 3×3 define classificados para a final
- Thiago Monteiro e Gustavo Heide fazem quartas em Porto; Ribeiro avança
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Natação tem estreia de 12 atletas
A modalidade com maior número de atletas com chances de brigar pelo pódio nesta quinta-feira é a natação. Doze nadadores do Brasil entrarão na água no primeiro dia da modalidade. Segundo a agenda, onze deles disputarão as classificatórias na manhã francesa e, se avançarem, farão as finais no final da tarde e início da noite na Arena La Défense.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Um deles é o mineiro Gabriel Araújo, 22, da classe S2 (limitações físico-motoras). Escolhido para ser um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, ao lado da paulista Beth Gomes, do atletismo, o atleta nadará os 100m costas. Outra nadadora que estreará em Paris nesta quinta-feira é a pernambucana Carol Santiago, 38, da classe S12 (baixa visão). Dona de cinco medalhas nos Jogos de Tóquio 2020, a atleta disputará os 100m borboleta.
“Vai ser uma correria boa. Um momento único e uma emoção muito grande. Estou mais preparado para nadar do que para a cerimônia [risos]. Meu treinador [Fábio Antunes] sempre pensa com antecedência. Sempre nos antecipamos às situações e já estava no meu planejamento participar da abertura, independentemente de nadar no dia seguinte ou não. E uma oportunidade como essa não tem como recusar. É um sonho estar vivendo tudo isso”, disse Gabriel, que nasceu com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas.
O único brasileiro que competirá em uma final direta é o paulista José Ronaldo, da classe S1 (limitações físico-motoras), que tentará subir ao pódio nos 100m costas, às 12h50.
Ciclismo e taekwondo na briga por medalhas
Além dos doze nadadores, o ciclista goiano Carlos Alberto Soares vai disputar a prova de perseguição 3000m da classe C1 (bicicletas convencionais) e também poderá entrar na luta por um lugar no pódio nesta quinta-feira. Outra atleta brasileira que também tem possibilidade de chegar a uma final na estreia é a lutadora gaúcha de taekwondo Maria Eduarda Stumpf, da categoria até 52 kg.
O Brasil também será representado em outras modalidades nesta quinta-feira. Estas, porém, não têm disputas por medalhas na data. São elas: badminton, vôlei sentado, tiro com arco, bocha, tênis de mesa e goalball.