Siga o OTD

Paris 2024

Bonfim e Vivi Lyra em sétimo na maratona marcha atlética

Viviane Lyra e Caio Bonfim começaram bem, mas não conseguiram acompanhar os líderes por muito tempo na prova disputada, em Paris, pela primeira vez em Jogos Olímpicos

Viviana Lyra Caio Bonfim maratona maratona marcha atletica atletismo paris 2024
(Wagner Carmo/CBAt)

Paris – Os brasileiros Viviana Lyra e Caio Bonfim fecharam na sétima colocação a Maratona de Marcha Atlética Revezamento Misto dos Jogos Olímpicos de Paris, prova disputada nesta quarta-feira (7). Eles cumpriram os 42,195 quilômetros em 2h54min08s no circuito montado entre o Trocadéro e a Torre Eiffel. Foi a primeira vez que a competição fez parte do programa olímpico.

+ Guia completo dos Jogos

Na maratona de marcha atlética, os atletas revezam na ordem homem, mulher, homem e mulher. Os brasileiros figuraram entre os líderes somente no início. Caio Bonfim completou os primeiros quilômetros em 43min33s entregando para Viviana Lyra na segunda colocação em meio a quatro atletas no pelotão da frente. Vivi manteve o Brasil na parte da frente em parte da primeira passagem dela, mas na reta final perdeu desempenho e entregou de volta para Caio em oitavo, 16 segundos atrás dos líderes.

Viviana Lyra Caio Bonfim maratona maratona marcha atletica atletismo paris 2024
(Wagner Carmo/CBAt)

+Siga o canal do OTD no WhatsApp

Ponteiros escapam

Na sua segunda passagem, Caio Bonfim, medalhista de prata na prova individual disputada na quinta-feira (1º), também não conseguiu manter-se no ritmo dos primeiros colocados e foi perdendo contato com a ponta da prova. No 25º quilômetro o Brasil seguia em oitavo, porém já a quase um minuto de Equador e Espanha, únicos dois restantres na liderança. Os equatorianos tinham Brian Pintado, o campeão no individual, brigando pelo ouro com o espanhol Alvaro Martin, medalhista de bronze.

Caio Bonfim ganhou três posições antes de devolver para Viviane Lyra em quinto, porém a distância para o pódio estava em cerca de 45 segundos. Vivi foi ultrapassada pela peruana Kimberly Garcia, campeã mundial nos 35km e nos 20km em 2022 e vice nos 35km ano passado, e pela mexicana Alegna Gonzalez antes de completar a prova na 7ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quinto e bronze

O Brasil conquistou a vaga para a maratona de marcha atlética durante o Mundial da Turquia. Na ocasião, Viviana Lyra e Caio Bonfim estiveram no pelotão de frente durante toda a prova e fizeram o tempo final de 2h59min55s. Além disso, a dupla também representou o país durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nela, eles conquistaram a medalha de bronze, com a marca de 3h02min14s. 

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024