Siga o OTD

Paris 2024

Estágio de treinos no Rio dá início à preparação para Paris

41 atletas fazem estágio de treinamento no Rio de Janeiro, que abre a preparação da ginástica artística para Paris-2024

Rebeca Andrade ginástica artística
Rebeca Andrade participa de estágio de treinamento no Rio de Janeiro (Ricardo Bufolin/CBG)

O ano olímpico de 2024 se inicia com muito trabalho na Ginástica Artística. Ao todo, 41 ginastas chegaram ao Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira teve início uma bateria de exames e avaliações físicas. A partir de quarta-feira, o grupo da ginástica artística feminina e o da masculina começam a preparação, perseguindo objetivos diferentes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Feminino

Flávia-Saraiva-participa-de-estágio-de-treinamento-no-Rio-de-Janeiro
Flávia Saraiva fez parte da campanha do vice-campeonato mundial por equipes em 2023 (Ricardo Bufolin/CBG)

A ginástica artística feminina, que vai enviar equipe completa para Paris graças ao vice-campeonato mundial em Antuérpia, já trabalha visando especificamente os Jogos Olímpicos, além das demais competições, como o Pan da modalidade, sem deixar de lançar bases para o futuro.

“Este Estágio de Treinamento será também uma confraternização das atletas e dos treinadores. Vamos celebrar essa grande conquista que foi a classificação da equipe para Paris. Mas é claro que vamos trabalhar bastante, na preparação para os Jogos e para as demais competições. E, como estamos sempre um ciclo à frente, já estamos nos preparando para os Jogos de Los Angeles-2028”, afirma Francisco Porath Neto, Coordenador Técnico de GA Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica.

Masculino

Arthur-Nory-participa-de-estágio-de-treinamento-de-ginástica-artística-no-Rio-de-Janeiro
Arthur Nory vai se dedicar à barra fixa para tentar a classificação para os Jogos Olímpicos (Ricardo Bufolin/CBG)

No masculino, o Brasil ainda persegue vagas nos Jogos Olímpicos. Os dois melhores ginastas de cada aparelho no ranking das etapas deste ano da Copa do Mundo vão se classificar para os Jogos.

Diogo Soares conquistou vaga em Paris graças a seu desempenho no individual geral no Mundial da Antuérpia, no ano passado. Já a 13ª posição na competição por equipes naquela competição, na Bélgica, rendeu uma vaga individual, que irá para um atleta a ser definido. Os países que ficaram entre os 12 primeiros classificaram suas equipes.

“O Mundial da Antuérpia foi bastante duro para nós. Mesmo com a equipe totalmente modificada, chegamos bem perto. Se tivéssemos ficado numa posição mais distante, não teria doído tanto. Mas, assim que o resultado saiu, iniciamos um outro processo. Traçamos uma estratégia diferente. Todo mundo modificou os planos de férias. O pessoal que vai disputar as etapas da Copa do Mundo já vai passar por avaliações”, afirmou o treinador Hilton Dichelli Jr., Coordenador Técnico de GA Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica.

Caio Souza passou por cirurgia no tendão de Aquiles. Nas etapas da Copa do Mundo, vai tentar vaga nas paralelas e nas argolas. Arthur Nory vai concentrar seus esforços na barra fixa. Bernardo Actos Miranda iniciará sua luta nas paralelas e no cavalo, e o jovem Yuri Guimarães tentará vaga no solo e no salto.

Juvenis

Um outro grupo de atletas será preparado para compromissos importantes de 2024: o Sul-Americano, que será disputado no Brasil, e o Pan-Americano, na Colômbia.

“Já estamos pensando nos Jogos Olímpicos de 2028. Por esse motivo foram chamados também atletas da categoria juvenil”, acrescenta Hilton.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024