Siga o OTD

Paris 2024

CBDA divulga os critérios de convocação para as Olimpíadas

Confira como será a formação da seleção brasileira de natação que disputará os Jogos Olímpicos de Paris-2024

Critérios divulgados para a convocação da seleção brasileira de natação para os Jogos Olímpicos de Paris-2034 (Satiro Sodré/CBDA)
(Satiro Sodré/CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), por meio de sua diretoria de natação, divulgou, nesta sexta-feira (26), os critérios de formação da seleção da modalidade para as Olimpíadas de Paris-2024. Confira todos os detalhes do boletim oficial através deste link. Na capital francesa, o esporte ocorrerá na Paris La Défense Arena, entre os dias 27 de julho e 9 de agosto.

Para fazer parte da seleção brasileira para Paris, os nadadores e nadadoras terão que participar da Seletiva Olímpica Brasileira, que acontecerá no mês de maio, no Rio de Janeiro. O campeão e o vice-campeão, desde que atinjam o índice olímpico, estarão no grupo que viajará à França. Lembrando que só serão válidos os tempos obtidos na final A do evento.

“Foi um trabalho de muitas mãos. Chegamos ao último ano do ciclo olímpico e, depois de muito trabalho, chegamos aos critérios que formarão a nossa seleção olímpica. Tenho a certeza que buscamos ser o mais justo possível e vamos dar todas as condições para que nossos atletas busquem seus índices”, disse Gustavo Otsuka, gerente de natação da CBDA.

Classificação dos revezamentos para Paris

A World Aquatics definiu as vagas dos revezamentos para as Olimpíadas de Paris. Os três primeiros colocados do Campeonato Mundial de Fukuoka, no ano passado, já estão automaticamente classificados para os Jogos Olímpicos. Assim, os demais participantes poderão garantir seus lugares com base nos resultados de Fukuoka e do Mundial de Doha, no Catar, que ocorrerá em fevereiro.

Para o preenchimento das vagas de revezamento dentro da seleção olímpica do Brasil, serão convocados os atletas que atingirem o índice A na Seletiva. Caso quatro atletas não alcancem o índice, a CBDA avaliará os tempos de outros torneios e a colocação dos atletas a competição do Rio.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024