Siga o OTD

Paris 2024

Brasileiros disputam evento-teste de Paris 2024 na vela

Seis brasileiros participarão do evento, incluindo as bicampeãs olímpicas Martine Grael/Kahena Kunze

O evento-teste dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 da vela terá início em Marselha, neste domingo (9). A competição reunirá quase 300 barcos, e o Brasil terá a participação de seis atletas em quatro categorias: Mateus Isaac (iQFoil), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Formula Kite) e João Bulhões e Marina Arndt (Nacra 17).

O grupo contará com a experiência de Klaus Biekarck como chefe de equipe e a liderança de Torben Grael, bicampeão olímpico, como treinador principal. Os velejadores brasileiros receberão apoio técnico de Pepe Lis nas regatas de 49er FX, do medalhista olímpico Bruno Prada no iQFoil e de Ricardo Paranhos como técnico de Nacra 17.

“Estamos vivendo um momento especial, e nossos atletas estão participando do evento-teste de Paris 2024, um ano antes das regatas oficiais. Eles têm a oportunidade única de testar suas habilidades e estratégias, além de se familiarizarem com o local e as condições de competição em Marselha”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Apoio multidisciplinar no evento-teste

Barco preparatório no evento-teste da vela para Paris 2024

Além dos atletas, a Equipe Brasileira de Vela conta com Tânia Sampaio como líder da área Multidisciplinar e da Saúde. Além disso, Ricardo “Blue” Lobato atua como consultor de regras.

“Com cada passagem por Marselha, nos familiarizamos cada vez mais com a raia e as condições climáticas. Estamos estabelecendo uma rotina, que inclui hidratação, alimentação e adaptação às condições. Tem sido muito produtivo. Já enfrentamos desde um mistral até um vento de terra quente e rajado, então cada experiência conta para a nossa preparação”, ressaltou Kahena Kunze.

Após o evento-teste, os atletas da equipe brasileira de vela se concentrarão no Campeonato Mundial em Haia, na Holanda. Essa competição, que ocorrerá entre 11 e 18 de agosto, será importante pois definirá as primeiras oito vagas de países para a Olimpíada Paris 2024. Por fim, outras vagas virão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Mais em Paris 2024