Siga o OTD

Paralímpicos

IBSA anuncia sede da Copa do Mundo de futebol de 5, em 2023

Competição acontecerá em Birmingham, na Inglaterra, e estará inserido nos Jogos Mundias em agosto de 2023

Copa do Mundo de futebol de 5 - IBSA
Copa do Mundo de futebol de 5 acontecerá em Birmingham, em 2023

Com as mudanças no calendário esportivo causadas pelas pandemia de coronavírus, a IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) anunciou uma nova programação para as principais competições de futebol de 5. Entre elas está a próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada em 2023, na cidade inglesa de Birmingham.

“Esta notícia certamente despertará o interesse dos fãs de futebol em todo o mundo, especialmente na Grã-Bretanha, onde o esporte é extremamente popular. Com vários Campeonatos Mundiais mostrando o melhor que o futebol para deficientes visuais tem a oferecer, os espectadores poderão ficar de perto da ação em Birmingham, além de experimentar outros esportes ao mesmo tempo”, disse a presidente da IBSA, Jannie Hammershoi.

+Três torneios continentais são suspensos por conta da pandemia

O principal torneio da modalidade estará inserido em uma espécie de “combo” de eventos que a cidade promoverá simultaneamente dentro dos tradicionais Jogos Mundiais da IBSA, de 18 a 27 de agosto de 2023. A última edição aconteceu em 2015, em Seul, na Coreia do Sul. Foi uma versão menor com judô e goalball, que serviu de qualificatório para Tóquio.

No futebol de 5, além do Mundial masculino, será realizada ainda a segunda edição da Copa do Mundo feminina. A primeira estava prevista para novembro deste ano, em Enugu, na Nigéria, mas foi adiada também por conta do coronavírus.

Assim, os Jogos Mundiais serão realizados na Universidade de Birmingham e ao todo, são esperados mais de mil atletas de 70 países em 11 esportes diferentes.

Copa América e Mundial B

A IBSA anunciou também que os torneios continentais de futebol de 5 – Copa América, Campeonato Europeu, Asiático e Africano – serão todos realizados em 2022. No ano que vem, a entidade pretende organizar uma competição de seleções para quando a situação da pandemia estiver controlada, mas não detalhou quem participará nem onde será sediada.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além disso, outra novidade no calendário será a criação de uma Série B da Copa do Mundo, em 2023. A ideia é permitir a seleções menos tradicionais lutarem por uma vaga na elite. Assim, a campeã dessa Segunda Divisão garantirá lugar já no Mundial daquele ano.

Por fim, haverá duas edições de Grand Prix, em 2021 e 2022, ainda sem sedes definidas. Este último valerá, pela primeira vez na história, uma vaga direta para o Mundial.

Mais em Paralímpicos