Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Parabadminton celebra estreia Camping Escolar Paralímpico

A novidade do Camping Escolar Paralímpico 2020 é a estreia do parabadminton no projeto. o todo, foram convocados 117 jovens atletas de 22 estados do Brasil.

Parabadminton celebra estreia Camping Escolar Paralímpico
CRÉDITO: Alê Cabral/CPB

A novidade do Camping Escolar Paralímpico 2020 é a estreia do parabadminton no projeto. Ao todo, foram convocados 117 jovens atletas de 21 estados mais do Distrito Federal, de 12 modalidades. Eles ficarão concentrados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até a próxima quarta-feira, 5 de fevereiro.
 
O Camping é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), lançado em 2018, com o objetivo de proporcionar a atletas em idade escolar uma imersão no esporte, de forma que vivenciem a rotina de um competidor de alto rendimento. Durante a estadia, os jovens passam por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com profissionais do CPB.
 
Nesta terceira edição do projeto há 78 jovens que foram convidados pela primeira vez, entre eles estão os quatro jogadores de parabadminton. Yasmin Oliveira, 17 anos, veio de Manaus para evoluir mais na modalidade. “Eu nem imaginava que existia o badminton, então o coordenador de educação física da minha escola me chamou para conhecer e isso mudou a minha vida. Eu era tímida, minha vida era só ir da escola para casa, agora eu já viajei para São Paulo”, relatou.
 
Yasmin tem baixa estatura e joga na mesma classe que o curitibano Vitor Tavares, SS6. “Eu conheço o Vitor, já jogamos juntos e ele ganhou porque é mais experiente. Ele quer que a gente jogue em dupla, já que temos quase a mesma altura”, comentou a atleta que tem 1,36m, apenas quatro centímetros a menos que o medalhista mundial e campeão parapan-americano. Em 2019, Vitor faturou três bronzes no Mundial da modalidade na Suíça.

Outro participante do Camping é Yuki Rodrigues, 18 anos, natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Ele nasceu com má-formação no braço esquerdo e começou no esporte por meio do atletismo paralímpico, até conhecer o badminton convencional. Só dois anos depois soube da modalidade adaptada.
 
Os participantes do Camping Escolar foram selecionados nas Paralimpíadas Escolares 2019, que ocorreram em novembro também no CT Paralímpico. Podem participar desta competição atletas de 12 a 17 anos. Na última edição, o evento contou com cerca de 1.220 competidores.
 
“Eu tive muita sorte do parabadminton estrear nas Escolares de 2019, era o último ano em que poderia participar. Fiz 18 anos na semana passada e vir para o Camping foi um super presente. Eu espero que isso não pare, para muitos atletas terem essa oportunidade”, comentou Yuki, que quer cursar Educação Física.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
 
O parabadminton também fará sua estreia no programa dos Jogos Paralímpicos na edição de Tóquio 2020, em agosto. Em 2019, a modalidade participou pela primeira vez nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, e o Brasil conquistou dez medalhas: quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes. 
 
Na primeira edição do Camping, houve treinamento apenas de atletismo e natação e foram atendidas 34 crianças. Já em 2019, o projeto passou a contemplar todas as modalidades das Paralimpíadas Escolares: basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, assim foram reunidos 98 atletas. Os atletas realizam dois encontros no CT Paralímpico, um em janeiro e o outro em junho. A próxima etapa desta edição será de 23 de junho a 1º de julho.

Mais em Paralimpíada Todo Dia