Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil bate Argentina e leva o ouro no futebol de cegos em Valledupar



Seleção Brasileira venceu o maior clássico das Américas por 1 a 0 e fechou campanha invicta.



Seleção brasileira de futebol para cegos no pódio de Valledupar
Foto: Carol Coelho/CPB

O Brasil é o grande campeão do futebol de cegos nos Jogos Para-Sul-Americanos de Valledupar, na Colômbia. Nesta quarta-feira (15), a Seleção Brasileira protagonizou mais um grande capítulo do maior clássico das Américas e venceu a Argentina por 1 a 0. Com um gol decisivo de Nonato, a equipe verde-amarela subiu ao lugar mais alto do pódio coroando uma campanha invicta e de muita resiliência.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O jogo

A grande final foi disputada exatamente como o peso da rivalidade exigia. Sob um calor intenso em solo colombiano, a partida foi marcada pelo equilíbrio. O Brasil tomou a iniciativa de buscar o ataque desde os primeiros minutos, mas parou em uma defesa argentina muito bem postada. Após um primeiro tempo de muita transpiração e chances para ambos os lados, o placar foi zerado para o intervalo.

Foi então que a leitura de jogo do técnico Cesinha fez a diferença. Com mudanças táticas, a Seleção voltou mais agressiva para a segunda etapa. A pressão surtiu efeito quando a estrela de Nonato brilhou: o craque brasileiro acertou um belo chute por debaixo das pernas do goleiro argentino para abrir o placar. O Brasil ainda flertou com o segundo gol em um tiro livre cobrado por Maicon, que passou tirando tinta da trave. O apito final confirmou o 1 a 0 e a festa nacional na Colômbia.

Mais notícias

Superação e emoção em quadra

A trajetória até o ouro foi recheada de desafios. Durante a fase de grupos, o Brasil sofreu com baixas por lesões, incluindo o importante desfalque de Cássio, que fraturou o braço e precisou retornar ao país. No entanto, o grupo se uniu em torno do objetivo.

A história mais emocionante da conquista ficou por conta do goleiro Matheus Costa. Afastado das quadras há um ano para enfrentar e vencer um câncer, ele celebrou seu retorno em grande estilo.

“Sem palavras para descrever o que a gente viveu hoje. Pude voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma competição internacional depois de tudo que eu passei, conquistando uma medalha de ouro. Para mim é algo que não dá para descrever só em palavras. Agradeço a todo mundo que torceu por nós, a todos os companheiros que deram muita força”, desabafou o emocionado camisa 1.

Artilharia e título inédito

O troféu em Valledupar marcou a primeira conquista de Cesinha como técnico principal da Seleção. Ele valorizou o poder de adaptação do time: “Foi uma competição muito difícil. No primeiro tempo não encaixou como esperávamos, mas no segundo tempo conseguimos ajustar a equipe e surpreender a Argentina. Fomos dominantes. Foi 1 a 0, mas poderia ter sido dois, três”.

Para fechar o domínio brasileiro no torneio, Nonato não apenas anotou o gol do título, como também levou o troféu de artilheiro isolado da competição, balançando as redes nove vezes.

“Foi um campeonato de muita superação. Tivemos muitas adversidades, mas graças a Deus o grupo está unido. Foi uma grande final e pude colaborar com esse gol. Estou muito feliz, foi uma vitória muito coletiva”, comemorou o artilheiro.

Formado em Jornalismo e completamente apaixonado por esportes, pelo poder de transformação que ele tem na vida das pessoas. Estive em Paris 2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia