Encerrada neste domingo (22), a Segunda Fase do Circuito Paralímpico Nacional de halterofilismo representou a última chance para os atletas alcançarem o índice A, critério do Comitê Paralímpico Brasileiro para o Mundial da modalidade, que acontece de 10 a 18 de outubro no Cairo, Egito. A etapa ainda teve a quebra de seis recordes brasileiros.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com os resultados, o Brasil chega a 24 atletas com índice A. Vinte e três já haviam alcançado a marca na Primeira Fase do Circuito Nacional de Halterofilismo, realizada em março. A única atleta que passou a integrar o grupo nesta etapa é Creusa Angélica de Castro, que levantou 80kg no sábado (21), na categoria até 41kg.
Entre os atletas classificados, quatro também atendem ao critério extra de terem conquistado medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. São Mariana D’Andrea (até 73kg) e Tayana Medeiros (até 86kg), ambas campeãs, além de Lara Lima (até 41kg) e Maria de Fátima Castro (até 67kg), que garantiram medalhas de bronze.
“Eu sempre mentalizo que estou preparada, pronta para aquele momento. Antes de entrar embaixo da barra, lembro que preciso esperar o comando do árbitro para parar firme. Depois da parada, preciso fazer uma explosão para levantar a barra com facilidade,” comentou Tayana Medeiros.
Seis recordes brasileiros
Seis recordes brasileiros foram quebrados na competição, três em cada dia do Circuito Nacional de halterofilismo. No sábado, Maria Rizonaide da Silva levantou 109kg até 50kg, Cristiane Reis marcou 107kg na até 55kg, e Marco Túlio Cruz atingiu 168kg na até 49kg. Já, Ailton de Souza registrou 196kg na até 80kg, Edilândia Araújo levantou 146kg na acima de 86kg, e José Arimateia alcançou 212kg na até 97kg.
“A gente convive mais com os colegas do que com a nossa própria família. Eu mesma chego de manhã e tenho treino à tarde, então passamos muito tempo juntos, tanto de manhã quanto à tarde. Às vezes, um cobra resultado do outro, mas fazemos isso porque queremos ver o outro melhorar”, comentou Edilândia sobre seu desempenho neste domingo.