A halterofilista Mariana D’Andrea se destacou mais uma vez no Circuito Nacional de Halterofilismo. Neste sábado (21), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ela levantou 141 kg e garantiu a medalha de ouro na categoria até 73 kg, alcançando sua melhor marca da temporada.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Bicampeã paralímpica, a paulista Mariana D’Andrea conquistou a medalha de ouro na categoria até 73 kg ao levantar 141 kg. Apesar de estar abaixo de sua melhor marca na categoria, os 148 kg registrados nos Jogos de Paris 2024, a atleta revelou que a estratégia foi justamente não mostrar todo o seu potencial antes da competição mundial.
“Estou muito feliz pelo desempenho. Já tenho minha vaga garantida. Agora, estou adotando a tática de não revelar tudo. Compito, mas vou deixar para dar o meu máximo só no Mundial”, afirmou a bicampeã paralímpica, que já concentra suas atenções no principal desafio da temporada.
Mais participações
Assim como Mariana, outros medalhistas paralímpicos também participaram da fase nacional do Circuito, mesmo com a vaga para o Mundial já garantida. Entre eles, a mineira Lara Lima, medalhista de bronze nos Jogos de Paris após levantar 109 kg na categoria até 41 kg. Neste sábado, ela buscou melhorar sua marca, mas não teve sucesso na terceira tentativa ao tentar erguer 110 kg. Ainda assim, os 105 kg registrados na segunda tentativa foram suficientes para garantir o ouro.
“Cada competição é um aprendizado. Claro que eu queria mais, mas agora estou focada no Mundial”, afirmou Lara.
Já a atleta Creusa Angélica de Castro alcançou um feito importante ao bater o índice A, levantando 80 kg na mesma categoria de Lara. Praticante de crossfit há dez anos, Creusa está no halterofilismo há apenas três meses e treina à distância com o técnico Valdecir Lopes, que vive em Itu (SP), enquanto ela reside em Teresina (PI). “É uma loucura, mas quem quer, dá um jeito. Estou muito feliz com o índice. Agora é seguir firme e representar bem o Brasil”, afirmou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Faltam exatamente 112 dias para o Campeonato Mundial de Halterofilismo, que será realizado no Cairo, no Egito, entre os dias 11 e 18 de outubro. A etapa disputada em São Paulo representa a última chance para os atletas brasileiros alcançarem os índices necessários para garantir vaga na competição.