Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros passam em branco no 3º dia de Mundial no Rio

Quem brilhou foram os britânicos, que fizeram dobradinha pela terceira vez seguida, agora na prova do contrarrelógio da Tandem masculina

Na imagem, um dos atletas brasileiros que competiram no velódromo do Rio.
Um dos atletas brasileiros que competiram no velódromo do Rio. Foto: Divulgação/ CBC

Nesta sexta-feira (22), terceiro dia de Mundial de Paraciclismo de Pista 2024, nove disciplinas conheceram seus campeões no Velódromo do Rio. Então, os britânicos aumentaram a vantagem sobre o segundo colocado no quadro de medalhas. A Grã-Bretanha tem agora 12 no total (seis ouros e seis pratas). É seguida pela China, em segundo, com sete (cinco ouros, uma prata e um bronze). A França, em terceiro, soma oito (quatro ouros, três pratas e um bronze). Por outro lado, o Brasil ocupa a nona colocação com duas pratas, já que não somou medalhas neste dia.

A dobradinha britânica, sobretudo, no pódio de contrarrelógio da Tandem ajuda a explicar esse desempenho. Ele se repetiu na mesma ordem pela terceira edição consecutiva, com os compatriotas Neil Fachie e James Ball. Assim, a dupla levou, respectivamente, o ouro e a prata e, o alemão Thomas Ulbricht, o bronze. Fachie conquistou o ouro da prova pela sexta vez consecutiva, incluindo o Mundial do Rio em 2018, e em outras quatro ocasiões. O agora decacampeão mundial é ainda o atual campeão paralímpico e o recordista mundial na disputa. Mesmo assim, ele não se dá por satisfeito e confessa que, recentemente, ganhou uma nova motivação: inspirar seu filho de apenas um ano e quatro meses, que o acompanha no Rio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outra atleta que conseguiu confirmar o favoritismo e estender sua dinastia foi a australiana Emily Petricola, campeã da perseguição individual na Classe C4 pela quinta vez consecutiva. Ela é também a atual campeã paralímpica e a recordista mundial na disciplina.

O dia dos brasileiros

Sem ver a bandeira nacional tremular no pódio, confira como foi o desempenho dos brasileiros de acordo com suas provas:

  • Lauro Chaman (7º) e Pablo Voigt (16º) na C5 Omnium – 200m;
  • Sabrina Custódia (3ª) e Victoria Barbosa (7º) na C2 Omnium – 200m;
  • Amanda de Paiva (8ª) na C3 Perseguição Individual;
  • André Luiz Grizante (8º) na C4 Scratch Race;
  • Fabiana de Assis (11ª) e Telma Bueno (12ª) na C5 Perseguição Individual;
  • Eduardo de Araújo (14º) na C3 Perseguição Individual;
  • Soelito Gohr (6º) e Pablo Voigt (9º) na primeira bateria da C5 Scratch Race; e
  • Lauro Chaman (1) na segunda bateria da C5 Scratch Race.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia