Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Wanna Brito bate recorde mundial na abertura do Circuito Nacional

Na prova do arremesso de peso da classe F32, a atleta amapaense atingiu a marca de 7,85m, em disputa válida pelo Circuito Loterias Caixa de atletismo paralímpico

Wanna Brito e o novo recorde mundial no arremesso de peso da classe F32 (Foto: Marcello Zambrana/CPB)
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A amapaense Wanna Brito estabeleceu um novo recorde mundial na primeira manhã de competição da etapa de abertura do Circuito Nacional Loterias Caixa de atletismo paralímpico, na disputa do arremesso de peso da classe F32. Ao todo, a competição reúne 359 atletas de todas as regiões do país – além de competidores da Argentina e do México e Argentina – neste final de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo -SP. 

Na prova, Wanna, que defende a FPA-AP, alcançou a marca de 7,85m, quebrando o recorde mundial nesta classe. A distância máxima anterior, que era de 7,83m, pertencia a russa Evgueniia Galaktionova e havia sido conquistada em agosto do ano passado. Além disso, Brito tinha como melhor resultado um 7,66m, batido no final de fevereiro. A categoria F32 é exclusiva para atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento.

“Estou trabalhando muito para que isso aconteça, estou muito feliz, este recorde é muito importante para mim e para quem trabalha comigo. Mas tenho certeza que posso fazer mais”, disse a amapaense. “Eu sempre sonhei muito grande, sempre acreditei que poderia ir longe, que poderia chegar aqui e conquistar isso [recorde mundial], e eu trabalhei muito para esse sonho, que sempre foi muito alto, para concretizar tudo isso”, celebrou Wanna.

Provas de pista

Nas provas de pista, o bicampeão paralímpico e tri mundial, Petrúcio Ferreira, da classe T47 (amputados de braço), completou os 100m rasos em 10s72. Sua melhor marca é o recorde mundial alcançado em março de 2022, também na pista do CT Paralímpico, com 10s29. A acreana Jerusa Geber, dona de quatro medalhas em Jogos Paralímpicos, e o guia Gabriel Garcia, correram os 100m da classe T11 (deficiência visual) no tempo de 12s35.

Por fim, o paranaense Vinícius Rodrigues, que participou do reality show Big Brother Brasil no início do ano, concluiu sua segunda prova dos 100m em uma competição oficial neste ano. Neste sábado (16), ele melhorou em quatro segundos a marca feita no início do mês, no Desafio CPB/CBAt, em São Paulo. No dia 3 de março, o atleta da classe T63 correu a marca de 12s75 e, agora, atingiu 12s71. A melhor marca do atleta na temporada 2023 foi 12s16, no Mundial de atletismo paralímpico, no último mês de julho.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia