Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sete brasileiros vão ao mata-mata no Mundial de parabadminton

Auricelia Evangelista, Daniele Souza, Júlio César Godoy, Marcelo Conceição, Maria Gilda Antunes, Rogério de Oliveira e Vitor Tavares serão os representantes do Brasil na etapa decisiva da competição

Brasileiro Júlio César Godoy em ação no Parapan de Santiago (Foto: Saulo Cruz/CPB)
(Foto: Saulo Cruz/CPB)

Após a realização do terceiro dia de disputa do Mundial de parabadminton, na Tailândia, sete brasileiros conseguiram se classificar ao mata-mata das suas respectivas chaves. Eles entrarão em quadra já nesta sexta-feira (23), em busca de seguir adiante no torneio.

Entre os homens, dois atletas se destacaram pelo Brasil. Júlio César Godoy e Vitor Tavares avançaram nas disputas individuais e de duplas masculinas. Pela classe WH2, Júlio enfrentará o japonês Daiki Kajiwara, líder do ranking mundial, nas oitavas de final. Já ao lado do compatriota Marcelo Conceição, eles irão encarar os tailandeses Dumnern Junthong e Jakarin Homhual.

Vitor Tavares, por sua vez, passou com facilidade pela fase de grupos da categoria SH6, com duas vitórias em duas partidas disputadas. Agora, o brasileiro jogará contra o indiano Sivarajan Solaimalai. Anteriormente, ele possui duas medalhas de bronze individuais no Mundial de parabadminton, conquistados nas duas últimas edições, em 2019 e 2022. Nas duplas, ao lado do estadunidense Miles Krajewski, Vitor enfrentará os chineses Qingtao Zeng e Naili Lin pela semifinal. Com a classificação à etapa mais adiante da competição, ele já garantiu, ao menos, uma medalha para o Brasil.

Ainda no masculino, Rogério de Oliveira garantiu seu lugar no mata-mata na classe SL4. Ele jogará contra o tailandês Chawarat Kitichokwattana, nono colocado no ranking mundial. Do mesmo modo, no feminino, Daniele Souza também avançou na sua chave individual, disputando a categoria WH1. A atleta do Brasil medirá forças com a belga Man-Kei To, campeã europeia no ano passado, nas oitavas de final.

Por fim, nas duplas femininas da classe WH1-WH2, Auricélia Evangelista e Maria Gilda Antunes carimbaram sua vaga nas quartas. Suas adversárias na próxima fase serão as chinesas Yu Tong Liu e Meng Lu Yin. Além disso, outro sete brasileiros encerraram suas participações no Mundial nesta quinta-feira (22).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia