Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vinicius Rodrigues: conheça o atleta paralímpico do BBB 24

Saiba quem é Vinicius Rodrigues, atleta paralímpico e integrante do elenco do Big Brother Brasil 2024

Vinícius Rodrigues, medalha de bronze nos 100m T63 do Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai
Vinicius Rodrigues no Mundial (Daniel Zappe/Exemplus/CPB)

Agora é oficial! Vinicius Rodrigues é um dos integrantes da edição 2024 do Big Brother Brasil (BBB). Assim como em 2016, com o convite para Marinalva de Almeida, o reality show aposta na presença de um representante do esporte paralímpico. Vinicius é velocista e foi um dos principais destaques do país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. 

Quem é Vinicius Rodrigues

Atualmente com 29 anos, Vinicius Rodrigues é natural de Rosana, cidade do interior de São Paulo. Ele perdeu a perna esquerda aos 19 anos de idade, quando sofreu um acidente de trânsito enquanto andava de moto em Maringá, no Paraná. Ainda no hospital, recebeu a visita da atleta paralímpica Terezinha Guilhermina, que o inspirou a entrar no paradesporto. Antes, ele praticava judô e futebol.

Com a confirmação de seu nome, Vinicius vai se tornar o segundo participante PcD (Pessoas com Deficiência) em 24 edições do BBB. Como já dito anteriormente, a primeira participante foi a atleta paralímpica Marinalva de Almeida, recordista brasileira no lançamento de dardo e no salto em distância. Apesar de ser especialista nos 100m rasos da classe T63 (para amputados), Vinicius já revelou que também pretende competir no salto em distância.

Principais conquistas na carreira

Vinicius Rodrigues possui uma vasta coleção de medalhas representando o Brasil em competições internacionais. Entre elas, estão a histórica medalha de bronze nos 100m rasos do Campeonato Mundial de Dubai, em 2019, e a prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na mesma prova. No Mundial de 2023, realizado em Paris, ele também terminou com o segundo lugar. 

Além disso, em 2019, vale lembrar que Vinicius estabeleceu o recorde mundial dos 100m rasos da classe T63 (para amputados) com 11s95. A marca veio durante o Open Internacional de Atletismo Paralímpico.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia