Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Prêmio Paralímpicos homenageia melhores atletas de 2023

Noite de gala do paradesporto brasileiro, Prêmio Paralímpicos ocorrerá na próxima semana, em São Paulo

Wilians Araújo e Maria Carol Santiago estão no centro do palco do Prêmio Paralímpicos de 2022, com o troféu de melhores atletas do ano em mãos; ao redor, há diversos dirigentes trajados de terno e gravata
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anuncia a realização da 12ª edição do Prêmio Paralímpicos. O evento, que vai homenagear os melhores atletas da temporada 2023, ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

No primeiro dia de premiação, 13, a partir das 19h, serão anunciados os atletas vencedores em 24 modalidades. Os ganhadores foram eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações. Os troféus entregues serão para atletas das modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.

Já no dia 14, a partir das 20h, haverá outras 11 premiações: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. Dessas categorias, apenas o Atleta da Galera será eleito (a) por meio de votação popular.

Maiores vencedores

O Prêmio Paralímpicos ocorre desde 2011. O ex-nadador Daniel Dias e o esgrimista gaúcho Jovane Guissone são os maiores vencedores da premiação, com 11 troféus cada um. Daniel alcançou tal marca porque foi o melhor atleta de natação, entre os anos de 2011 e 2018, consecutivamente, e ganhou o prêmio de melhor atleta masculino nos anos de 2011, 2013 e 2017. Já Jovane conquistou todos os 11 troféus de melhor atleta da esgrima em cadeira de rodas, de 2011 a 2022.

Entre as mulheres, não há nenhuma atleta 100% nas categorias em disputa no Prêmio Paralímpicos. A recordista no gênero feminino é a judoca Alana Maldonado, dona de seis troféus nas categorias que contam com votos de uma comissão interna do CPB. Ela assumiu esse posto ao ser a melhor atleta de judô nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021 e ser o destaque feminino em 2017 e 2018. A paulista ainda ganhou o prêmio do Atleta da Galera em 2019.

Em 2022, os vencedores de melhor atleta do ano foram Maria Carol Santiago (natação) e Wilians Araújo (judô).

*De Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia