Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB divulga candidatos ao prêmio de Atleta da Galera

Cinco medalhistas mundiais foram escolhidos para participar da disputa que tem votação aberta ao público

Jornalistas Everaldo Marques (terno cinza) e Karine Alves (vestido azul) seguram o microfone e aparecem no centro da imagem, em cima do palco apresentando o Prêmio Paralímpicos 2022. Ao fundo, há uma tela verde com os dizeres "Atleta da Galera"
(Foto: Marcello Zambrana/Exemplus/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os cinco concorrentes para o Atleta da Galera de 2023. Os postulantes são Alessandro Rodrigo (atletismo), Brenda Freitas (judô), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). A votação é aberta ao público e o vencedor será anunciado em 14 de dezembro, durante o Prêmio Paralímpicos.

O Atleta da Galera destina-se para os esportistas que tiveram uma grande interação com a torcida durante o ano. Por isso, ela é a única categoria do Prêmio Paralímpicos aberta para votação popular. A votação ocorre neste link. Os cinco atletas concorrentes indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores.

Todos os cinco atletas escolhidos medalharam no Mundial de suas respectivas modalidades e também nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Alessandro Rodrigo, Mariana D’Andrea, Ricardo Mendonça e Samuel Oliveira, aliás, conquistaram ouros nas duas competições. A exceção é Brenda Freitas, que foi bronze nos Jogos Mundiais da IBSA e levou o ouro no Parapan.

Além do Atleta da Galera, haverá o anúncio de outras dez categorias do Prêmio Paralímpicos no dia 14: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação e, por fim, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. O evento ocorrerá em São Paulo.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia