Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil avança na Copa do Mundo de vôlei sentado feminino

Seleção feminina venceu mais uma e avançou para as quartas da Copa do Mundo, enquanto time masculino perdeu

Brasil vence mais uma no vôlei sentado feminino da Copa do Mundo
(Foto: World ParaVolley)

O Brasil teve uma vitória e uma derrota na Copa do Mundo de vôlei sentado nesta quarta-feira (15), no Cairo, Egito. A seleção feminina derrotou a Ucrânia por 3 sets a 0 (25/9, 25/23 e 25/11) e fechou a primeira fase no segundo lugar de seu grupo, avançando para as quartas de final. Por outro lado, a equipe masculina perdeu para a Alemanha por 3 a 1 (25/19, 25/19, 20/25 e 25/21) e deu adeus à competição.

Entre as mulheres, que ainda disputaram a última rodada da fase de grupos, o Brasil venceu a Ucrânia com relativa tranquilidade para garantir a segunda colocação do grupo F da competição. Destaque para o segundo set brasileiro, em que a equipe comandada por Fernando Guimarães perdia por 19/14 e conseguiu a virada. A seleção brasileira encerrou a primeira fase com três vitórias e uma derrota. Garantido nas quartas de final, enfrentará Ruanda, nesta quinta-feira (15), às 10h30 (horário de Brasília).

Já os rapazes, que tiveram uma vitória e uma derrota na fase de grupos, enfrentaram uma pedreira nas quartas de final: a Alemanha, que vinha de três triunfos consecutivos. Em quadra, a seleção brasileira até fez um jogo duro, mas não conseguiu superar o adversário, que saiu vencedor em quatro sets. Assim, o Brasil foi encaminhado para o torneio de classificação, que valerá a quinta colocação. O primeiro adversário da equipe verde-amarela nessa disputa será o Japão.

Vaga paralímpica assegurada

Vale destacar que a seleção brasileira feminina é atual campeã mundial de vôlei sentado, em título conquistado em novembro do ano passado. A conquista, aliás, assegurou a equipe nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. A seleção masculina também já está assegurada na Paralimpíada, depois que sagrou-se campeã pan-americana no primeiro semestre deste ano. Portanto, ambas as equipes brasileiras não disputam as vagas paralímpicas que estão sendo ofertadas durante a Copa do Mundo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia