Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone é 13º no Mundial de paraesgrima na espada B

Medalhista paralímpico caiu no quadro de 16 para o italiano Michele Massa; último dia do Mundial será dedicado a provas por equipes

Na imagem, Jovane Guissone, que caiu no quadro de 16 do Mundial.
Jovane Guissone caiu no quadro de 16 do Mundial. Foto de Arquivo: Alê Cabral/ CPB

No penúltimo dia de disputa do Campeonato Mundial de Paraesgrima, em Terni, Itália, ocorreram as competições individuais de espada masculino e florete feminino. O expoente brasileiro da modalidade, Jovane Guissone (dono de duas medalhas paralímpicas, ouro e bronze), terminou a disputa individual na espada B na 13ª colocação. Assim, foi o melhor resultado entre os atletas brasileiros neste sábado (7).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Entrando diretamente no quadro de 32, Jovane Guissone fez sua estreia com vitória por 15-13 sobre o tailandês Chitiphat Charoenta. Porém, no quadro de 16, perdeu por 7-15 para o italiano Michelle Massa. Logo após o chinês Fang Yanke superar o brasileiro por 15-12 na disputa por posições, Jovane encerrou sua participação, ficando na 13ª colocação.

Também na espada B, Vanderson Chaves, por sua vez, foi eliminado ao estrear no quadro de 32 perdendo por 3-15 para Jie Zhang, da China. Dessa forma, o brasileiro ficou na 24ª posição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na espada masculino A, Lenilson de Oliveira iniciou sua participação no quadro de 64, vencendo William Schoonover, dos EUA, por 15-8. No quadro de 32, foi derrotado pelo alemão Maurice Schmidt por 4-15 e deu adeus à competição, ficando na 30ª colocação.

Já Kevin Damasceno estreou no quadro de 64 contra Carlos Freitas, da Argentina (que fora seu algoz na final do Torneio Satélite, em agosto passado, em São Paulo). E o argentino, mais uma vez levou a melhor, vencendo por 15-7 e eliminando Kevin, que terminou em 34º lugar. 

Florete feminino

No florete feminino A, a estreia de Rayssa Veras, no quadro de 64, foi com uma vitória por 15-3 sobre Malti Malti, da Índia. Mas, no jogo seguinte, a húngara Zsuzsana Kranjniak derrotou Rayssa por 15-5, eiminando a brasileira, que terminou na 26ª colocação.

Carminha Oliveira também estreou no quadro de 64 vencendo uma indiana, 15-1 sobre Anurahda Solanki. Em seguida, perdeu para a espanhola Jud Rodríguez Melendez por 1-15 e deu adeus à competição, com o 27º lugar.

Por fim, já no florete feminino B, Mônica Santos estreou no quadro de 32 perdendo por 6-15 a chinesa Su Kang. Eliminada, a brasileira terminou na 22ª posição.

Neste domingo (8), último dia do Campeonato Mundial de Paraesgrima, haverá disputas por equipes no florete feminino e na espada masculino. Organizado pela IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes), o Mundial vale pontos preciosos no ranking visando os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia