Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi-SP conquista o bicampeonato no Brasileiro de goalball

Equipe de Mogi das Cruzes manteve sua hegemonia no cenário nacional e dominou a Série A pelo segundo ano seguido

Time feminino do Sesi em ação pelo Regional Sudeste 2 de goallball
(Renan Cacioli/ CBDV)

Repetindo o que aconteceu no ano passado, o Sesi-SP dominou as disputas do Campeonato Brasileiro de goalball e conquistou os títulos dos torneios masculino e feminino, nesta sexta-feira (29). O time de Mogi das Cruzes derrotou o Athlon-SP por 9 a 5 entre os homens e superou a AMC-MT por 9 a 3 entre as mulheres, em partidas que foram disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. Assim, a equipe paulista se isola como a maior vencedora da competição em ambos os naipes.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Foi uma competição maravilhosa, que demonstrou um altíssimo nível principalmente na categoria masculina. Então, o desafio foi bem grande e o sarrafo ficou lá em cima. A construção foi maravilhosa. Na verdade, a competição só finda realmente o que a gente realizou da construção até os dias de hoje. Graças a Deus, conseguimos produzir um efeito maravilhoso dentro do nosso processo de continuidade. E o feminino, acho que encaixou bem desde o princípio da competição. A defesa estava muito bem ajustada e aí fluiu da melhor maneira. Muito feliz com os resultados, são muitos significativos para nós”, disse Diego Colletes, treinador das equipes masculina e feminina do Sesi-SP.

Títulos feminino e masculino

Na disputa feminina, o Sesi teve uma campanha irretocável na competição e confirmou a excelente semana com uma vitória dominante na final, diante da AMC. Até chegar à decisão, a equipe havia vencido cinco partidas, sendo duas por game e as outras três por mais de quatro gols de diferença. O time conta com quatro jogadoras que estarão nos Jogos Parapan-Americanos Santiago. Destaque para Jéssica Vitorino, que marcou quatro gols e foi a artilheira da competição, com 17 ao todo. O clube paulista conquistou seu sexto título brasileiro no feminino, enquanto a AMC foi vice-campeã pela segunda vez.

Já no masculino, o Sesi teve quatro vitórias e uma derrota até chegar na decisão. Para ficar com o título, a equipe bateu o Athlon na finalíssima, pelo placar de 9 a 5. Parazinho, principal nome da equipe no campeonato, marcou cinco gols e foi o artilheiro da competição, com 32 no total. Dessa forma, o time de Mogi das Cruzes conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro de goalball pela quarta vez na história, isolando-se como o maior vencedor do torneio masculino. Antes, a equipe estava empatada com o Santos e a Apace-PB com três conquistas.

Disputa pelo bronze

Mais cedo, antes das finais, houve os jogos valendo a medalha de bronze da competição. O Athlon-SP ficou com o bronze no feminino após vencer o Santos-SP por 8 a 2. Foi a segunda vez consecutiva que o time de São José dos Campos chegou ao pódio da competição, após também ter faturado o bronze no ano passado.

Entre os homens, o Instituto Roberto Miranda (IRM) colocou o Paraná no pódio da Série A do Campeonato Brasileiro de goalball pela primeira vez na história. Na disputa decisiva, a equipe de Londrina bateu o Capital/Cetefe-DF por 6 a 4, com cinco gols de Denis. Mizael Sousa marcou dois gols e terminou a competição como o vice-artilheiro da competição, com acumulado de 30 gols, dois menos do que Parazinho.

Por fim, além da artilharia, também houve o anúncio de outro prêmio individual ao fim das finais da Série A: o de Atleta Revelação. No feminino, a vencedora foi Aline Rodrigues, do Ierc-RN, que marcou 12 gols na campanha da equipe na primeira fase. Do mesmo modo, entre os homens, o atleta destaque foi Pedro Velez, artilheiro da Apace-PB com 21 gols.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia