Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante cinco medalhas no 1º dia do Aberto da Finlândia

Brasil coloca duas mulheres e três homens das semifinais de simples do Aberto da Finlândia de tênis de mesa

Danielle Rauen tênis de mesa paralímpico Aberto da Finlândia de tênis de mesa paralímpico
Rauen está nas semifinais das classes 9-10 na Finlândia (Fotojump/arquivo)

O Brasil começou com tudo o Aberto da Finlândia de tênis de mesa paralímpico. Logo no primeiro dia, nesta sexta-feira (29), a seleção garantiu cinco semifinalistas no individual com Paulo Salmin, Paulo Henrique Fonseca e Lucas Arabian, no masculino, e Joyce Oliveira e Danielle Rauen, entre as mulheres. Como no tênis de mesa não há disputa de terceiro lugar, todos já têm, pelo menos, um bronze cada.

O torneio Fa20 está sendo realizado na cidade de Pajulahti e vai até domingo (1º). O Brasil compete também na chave de duplas, marcada para começar no sábado (30). A ITTF transmite os jogos no Youtube.

Paulos

Paulo Salmin e Paulo Henrique Fonseca jogam na classe 7. Na primeira fase do torneio, de grupos, os dois venceram três em três duelos. Nas oitavas de final, Paulo Henrique bateu o sueco Jonas Hansson por 3 a 2 e, nas quartas, fez 3 a 1 no belga Bem Ashok. Já Salmin entrou direto pelas quartas, duelou contra Daniel Horut, da República Tcheca, e também fez 3 a 1. Nas semis, ambos pegam japoneses. Salmin encara Hiramoto Kita e Paulo Henrique, Kosuke Hemmi.

Classe 5

Lucas Arabian tem medalha garantida na classe 5 e também enfrenta um japonês na semifinal, Toru Nakamoto. Para chegar nela, venceu um dos compromissos da fase de grupos e ficou com a segunda colocação de sua chave. Nakamoto foi o campeão da outra chave da classe.

+ Rebeca Andrade mostra nova coreografia para o Mundial

Duas no feminino

Nas disputas femininas, entre as atletas das classes 3-5, Joyce Oliveira garantiu vaga nas semifinais com três vitórias na fase de grupos. Na semifinal, pega a britânica Megan Shackleton. Nas classes 9-10, Danielle Rauen ganhou uma e perdeu uma na fase de grupos. Na semifinal, encara a temida polonesa Natalia Partika.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Mais Brasil na Finlândia

Nas disputas da classe 2, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola foram superados nas quartas e ficaram a uma vitória do pódio. Outro brasileiro que se despediu das disputas individuais foi Cadu Moraes, que não conseguiu passar da fase de grupos da classe 5 do Aberto da Finlândia de tênis de mesa paralímpico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia